quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Toe - Songs, Ideas We Forgot

Post Rock | Math Rock | Instrumental | DEUS EM UMA BANDA

1 - Leave word
2 - I Dance Alone
3 - 1,2,3,4
4 - Path
5 - Yoru ha akeru


      Já falei que vou postar tudo possível de Toe aqui no blog. Os caras são gênios e nem tem como falar mais deles depois da MONOGRAFIA escrita aqui em baixo. Reforçando apenas a qualidade da obra dos japas, eu tinha postado o áudio ripado do ao vivo RGBDVD porque, particularmente, eu prefiro o som dos caras nos shows, que é algo muito mais natural, fluido e belo. Bem, deixando de lado isso, tem certas músicas que eles não tocam no RGB e que ficam nos EPs e Splits que eles fizeram ao longo desses dez anos na estrada. Uma parte dessas músicas fica nesse discozinho aqui.

      O primeiro trabalho de estúdio dos caras já começa sinistro. Lançado três anos após a estreia da banda, foi dito com o melhor EP de 2003 em todo o Japão e deu inspiração a inúmeros outros caras seguirem adiante com o projeto de música instrumental que estava se instalando na ilha. Não é um disco muito bem trabalhado em questões de qualidade musical, tanto é que você perceberá a diferença quando ouvir e comparar ao RGBDVD, mas mesmo assim continua sendo um cd ÉPICO.


      Acho que a grande maravilha deste disco é ter as duas faixas que seriam as grandes frentes nos próximos trabalhos de Toe, principalmente nos shows, pois "I Dance Alone" é uma das faixas com o instrumental mais bem trabalhado (que fica muito, mas muito melhor ainda ao vivo) e que é tocada no RGB e no CUT_DVD, que citei na última postagem. Além disto, "Path" sempre é a última faixa executada nos shows, terminando ou com um apagão na arena, guitarristas gritando ou uma Fender Telecaster estatelando no chão (consultar CUT_DVD), rs. É uma das músicas mais incríveis dos caras, juntamente com "I Dance Alone", mostrando a maturidade de um disco que precisou ser fermentado durante três anos de ensaios, colocando os membros em um estado de quase telepatia, para sair com grandes músicas como as lançadas nesse disco... O vídeo abaixo é de uma edição em cores de um ao vivo que fizeram, não incluso no RGBDVD (passei muito tempo tentando achar, infelizmente não o encontrei). Veja-o imaginando que é um dos membros da banda, sentindo o som fluir do teu instrumento e sair nos amplificadores. Imaginando a luz, as pessoas escoradas na grade da arena e aí você vai entender o que é que se passa após os dois minutos de vídeo: um estado de total sincronia com a música, o ato de estar fazendo uma das melhores coisas do mundo, estar satisfeito com isso e saber que está fazendo tudo de um jeito único e profissional. Não se assuste com os caras levantando a cabeça e gritando, não é uma corrente elétrica que está passando por eles. É simplesmente música.




      Das outras três faixas minha preferida fica com "1,2,3,4", uma das pouquíssimas faixas bem animadas da banda, com um instrumental realmente empolgante e riffs de guitarra incríveis: rápidos e precisos. A presença de uma saravaida de palmas também contribui para a sonoridade da faixa. "Leave Word", meio puxada para uma bossa nova, abre o disco com a guitarra guiando e continua seguindo até o seu final, mostrando-se extremamente bem trabalhada para o primeiro EP da banda. É tocada também no RGBDVD, contendo, de brinde, um belo grito de Takashi quando este se empolga na bateria.

      Não colocarei os links do site oficial e do myspace porque já estão aí na postagem de baixo, ok? Bem, agora é só baixar e sair ouvindo por aí, sem precisar decorar letras! Bom proveito!


Download - Mediafire

Nenhum comentário:

Postar um comentário