domingo, 5 de setembro de 2010

Joy Division - Unknown Pleasures

Post Punk | New Wave | DEPRESSÃO PROFUNDA

1 - Disorder
2 - Day Of The Lords
3 - Candidate
4 - Insight
5 - New Dawn Fades
6 - She's Lost Control
7 - Shadowplay
8 - Wilderness
9 - Interzone
10 - I Remember Nothing

      A "década perdida" do rock não existe. Tudo se refaz e novos conceitos surgem das cinzas, trazendo material novo (e aparentemente inesgotável) para suprir os buracos dos dentes da história da música. Acontece que a década de oitenta foi totalmente desvirtuada da década anterior, que possuiu muita relação com a antecedente, os 60s. Durante os anos setenta, grandes gigantes ainda caminhavam, como o Led Zeppelin, The Who e Pink Floyd, mas outras também cresciam como, por exemplo, o AC/DC, mantendo muita relação com a década passada. O foda foi que nos 80 a coisa mudou totalmente. A explosão de caras na linha de Smiths, Cure e Joy Division foi incrível.

      Bem, esse aí é, precisamente, um dos melhores discos que já ouvi. Depressivo além da conta. Totalmente blasé e é um dos que precisavam de mais faixas do tipo pra ficarem perfeitos. Até pensei em adicionar a ÉPICA Love Will Tear Us Apart , mas já é tão batida e conhecida que eu preferi deixar o cd pronto e todo pra download, porque, meu amigo, esse aí é uma obra de arte.


      A capa do álbum não são montanhas. É parte de uma captação, através de um medidor de pulsos, da morte de uma estrela, considerado uma obra de arte feita por Bernard Sumner. Não veio, também, com descrição de lado A ou B, porém foram inicialmente batizados de "Inside"e "Outside", convencionando-se de que o lado que começava com Disorder seria o A. Foi lançado em 1979, repercutindo com violência imediatamente. Com dez faixas insanas, densas, claustofóbicas e com letras altamente depressivas, marcam um dos maiores trabalhos do post punk já feitos. Infelizmente, Ian Curtis suicidou em maio de 1980, dando fim ao Joy Division. Os membros remanescentes formaram o New Order, que toca até hoje.

      Algumas faixas merecem um destaque, como a clássica "Disorder", abrindo o álbum com a bateria quase militar de Stephen Morris, característica do Joy Division. "New Dawn Fades", uma das mais densas e profundas do disco, toma espaço e abre para "She's Lost Control", uma das mais tocadas até hoje do Joy Division, quase falada por Ian Curtis, com uma letra perturbadora e incrivelmente pesada...



      Bem, dar nota pra esse disco é besteira, adiantando que pararei de notificar álbuns, já que tudo que posto aqui é das coisas que estou, relativamente, ouvindo bastante. Logo, vista por um ponto pessoal, nada que estivesse sendo postado aqui merecia nota. E, bem, aos que forem ouvir isso aí, avisando: Se estiver feliz, vai ficar depressivo. Se estiver triste, vai ficar depressivo. Dá na mesma então bom proveito, rs.


Download

9 comentários: