segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nick Cave & The Bad Seeds - The Boatman's Call

Alternative | Post - Punk? | DEPRESSÃO INSTANTÂNEA

1 - Into My Arms
2 - Lime Tree Arbour
3 - People Ain't No Good
4 - Brompton Oratory
5 - There Is a Kingdom
6 - (Are You) The One That I've Been Waiting For?
7 - Where Do We Go Now But Nowhere?
8 - West Country Girl
9 - Black Hair
10 - Idiot Prayer
11 - Far From Me
12 - Green Eyes

Tenho quase certeza que esse foi o primeiro disco que ouvi do Nick Cave. Com um vasto trabalho com os Bad Seeds, no Grinderman, The Boys Next Door, no The Birthday Party e em sua carreira solo, Cave é um dos grandes nomes da música alternativa, sendo uma passagem obrigatória para quem quer conhecer seu trabalho, principalmente na década de oitenta, onde foi fortemente influenciado pelo post-punk. Cave é cantor, pianista, guitarrista, compositor, roteirista, escritor e, de quebra, ator.

A maior parte de seu trabalho está neste grupo. O Nick Cave & The Bad Seeds está na ativa desde 1983, tornando-se muito conhecido com seus 14 discos de estúdio e, não apenas por isso, pelo grande nome que é Nick Cave. Sua densa voz unida às letras sobre morte, amor, violência e, principalmente, a religião, transformam cada música em uma reflexão sobre algo que ninguém deseja discutir, trazendo algo de perturbador ao ouvinte.

Eis uma foto que acho épica.


Cave é um homem extremamente criativo. Atuando em áreas como a música, literatura, cinema e outras, ele possúi várias histórias bizarras. Uma delas ocorreu no final da década de 80, quando ele se afundava na heroina, buscando algo para os Bad Seeds, e foi visto no metrô de Londres, magérrimo, escrevendo uma carta (ou quem sabe uma nova composição?) usando uma seringa cheia do seu próprio sangue... OK. O abuso de drogas o levou a constantes períodos de depressão que, por sua vez, o levaram a um intenso questionamento sobre vida, morte e religião. Estes são os focos de suas composições desde a década de oitenta. E, cara, ele é um deus pra compor sobre isso.

Este disco, diferentemente de outros lançados, deixa de lado a violência e a morte, e tenta colocar, de forma única, toda sua beleza nas composições de Cave sobre o amor, a saudade e a religião. Uma forma de protesto sobre todas as verossimidades do mundo e a falta de fé das pessoas na própria humanidade, que procuram a religião como forma de escape da realidade. Como um aviso, se você entende inglês fluentemente e é um católico cego, é preferível não ouvir o disco ou então, apenas ouvir a intensa voz de Nick e ignorar suas letras, mas fazer isso é como cortar a cabeça para poupar o barbear, então abra um pouco a cabeça e deixe, de forma suave, a beleza desse disco o seduzir.



Vamos ao álbum! Arranjos em piano, violino e órgão dão uma atmosfera pesada ao clima do disco. Diferente dos outros, este se foca nas letras, deixando de lado a imagem de homens maus que os Bad Seeds têm e passando a imagem humana de seu som. Simples, belo, tocante e, é claro, incrível. Algumas músicas merecem seu devido destaque. "Into My Arms" ficou como a mais famosa do disco. Arranjos apenas no piano e na voz de Cave, uma letra pesada demais para se suportar. É diferente das demais, focando na singelidade da composição e dos arranjos, que são totalmente simples. Toda a infelicidade de Nick é solta em "People Ain't No Good", reclamando de toda a injustiça que as pessoas fazem com as outras e a desvalorização do amor, belo de um jeito original e extremamente melódico... Uma de minhas preferidas acaba sendo "Idiot Prayer", que aborda as pessoas que correm cegamente atrás da igreja e fecham os olhos para a razão, contando com uma harmonia típica dos Bad Seeds contida em sua execução e composição. Fugindo um pouco da religião, fica "Far From Me", em sua única beleza que é só ouvindo mesmo.




Bem, se estiver afim de uma bela depressão, deleite-se com The Boatman's Call , de preferência bêbado e quando precisar lembrar daquele amor que não deu certo ou de sua falta de fé em algum deus. Isso tudo ajuda a entrar na atmosfera desse grande disco deste grande nome que é Nick Cave. Enjoy!


Download

Myspace - Nick Cave & The Bad Seeds

Site Oficial - Nick Cave
Site Oficial - Nick Cave & The Bad Seeds

2 comentários: