quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Frank Zappa - Hot Rats

Experimental | Progressivo | Avant-Garde | INCLASSIFICÁVEL | GÊNIO

1 - Peaches En Regalia
2 - Willie The Pimp
3 - Son Of Mr. Green Genes
4 - Little Umbrellas
5 - The Gumbo Variations
6 - It Must Be A Camel


      Amigo, não tenho nem o que falar dele pra vocês. Pra facilitar, vou colocar uma lista de pequenos atributos que ele possuiu:

      Multi-Instrumentista [o que inclui: Guitarra. Bateria. Piano. Baixo. Vibrafone. Sintetizador. Percussão. Synclavier. Harmônica. Escaleta. ETC]. Compositor. Cantor. Produtor musical. Diretor de cinema. Maestro. Arranjador de trilha sonora de filme. Fundador do selo DiscReet Records. Político. Candidato à presidência dos EUA. Consultor de assuntos comerciais, culturais e turísticos para a porra da Tchecoslováquia. E, ah... Ele gravou 59 discos.


      Irreverente ao extremo. Sua polêmica visão política, cultural e religiosa. Composições de extrema complexidade e letras que fogem totalmente do que as pessoas estão acostumadas, Zappa foi um dos músicos mais influentes de toda a história. Pioneiro na fusão do jazz com a música clássica, usava de recursos estéticos até letras cômicas para a atuação no palco que, grande parte dela, se baseavam em improvisações individuais ou em grupo, tudo comandado por sinas que Frank fazia apenas com as mãos.

      Infelizmente este gênio morreu em 1993 devido a um câncer de próstata terminal. Em seu legado, ficaram 59 discos produzidos por ele, sua banda The Mothers Of Invention ou gravações junto com seu amigo íntimo que foi Don Van Vliet (Captain Beefheart). Mais vinte e uma compilações de singles e coletâneas, o que gera um número incrível de fucking OITENTA discos em seu nome (mais até que Dylan). Sua influência passou por grandes nomes como Black Sabbath, John Frusciante e System Of A Down, chegando a considerar Steve Vai como um pupilo seu.


      O cara simplesmente passou por tudo possível nessa vida. Sua influência como guitarrista também é muito vista, já que começou a tocar desde 1957, com 17 anos, e assumiu o instrumento como uma arma principal unida às suas composições (tanto musicais como letrísticas). Revolucionário em todos os sentidos, Frank Zappa abordou de temas religiosos até científicos, fazendo uma baita crítica a tudo quanto é coisa. Porém, nesse álbum a coisa se baseia apenas na música, sendo praticamente instrumental.

      Contendo a ÉPICA "Peaches En Regalia" abrindo o disco, Zappa mostra toda sua capacidade de composição. Sendo o primeiro disco feito após o fim do Mothers Of Invention e levando apenas o seu nome, Zappa detonou padrões musicais e enfiou na cabeça de seus fãs de que seu som era mais do que insano. Era complexo, elaborado, louco. Sua música tinha paixão. Colocar tudo quanto é instrumento que quisesse e tirar algum som dele (fator pelo qual ele LOUVOU o Synclavier em 1984, lançando cinco álbuns só nesse ano). Além desta, minha preferida também fica com "Son Of Mr. Green Genes", possuindo arranjos empolgantes na guitarra e uma composição digníssima.



      Nem vou definir o resto do disco. Para os amantes de músicos que tem parafusos a menos, Zappa é um dos melhores exemplos e não deixa nada a faltar. Competência de um grande auto-didata e revolucionário musical que apesar do baixo rendimento de seus investimentos em música no início da carreira, ele meteu o narigão pra cima e continuou fazendo o melhor que podia, sendo no Mothers Of Invention, sozinho, ou na parceria incrível com Captain Beefheart.


Bom proveito!

Download - 69MB

Anexo do Wikipedia - Discografia do Zappa

Site Oficial - Zappa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário