quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Toe - RGBDVD

Math Rock | Instrumental | Post Rock | Japoneses fdps | Ao vivo

1 - Interlude 1
2 - Hangyaku Suru Fuukei
3 - Kodoku no Hatsumei
4 - Tremolo+Delay
5 - Interlude 2
6 - C
7 - I Dance Alone
8 - Leave Word
9 - Interlude 3
10 - All I Understand Is That I Don't Understand
11 - I Do Still Wrong
12 - Interlude 4
13 - Mukoukishi ga Shiru Yume
14 - Past and Language
15 - Interlude 5
16 - Metronome


      Essa foi minha terceira postagem na Taverna. O porém é que naquela época eu não dei valor suficiente para a grandeza dessa banda e fiz uma resenha muita xôxa. Então deletei aquele post e estou refazendo uma postagem digna da qualidade do som deles.

      Vou resumir a banda em uma frase: A melhor banda instrumental do planeta. É, isso aí, meu caro... A maior de todas. O incrível é que são apenas quatro seres humanos que fazem parte da divindade musical que sai de cada nota tocada por eles. A música é simplesmente tocante, bela, complexa, bem feita, muito bem feita, profunda e madura. Se eu precisasse dar uma nota para a banda seria 11, se possível, e olhe que eu sou chato pra cacete para considerar bandas realmente incríveis. Ouso coloca-la no mesmo patamar de um gigante como o Radiohead ou até, digo, Pink Floyd.


      Toe foi formado em 2000 e mantém a formação original até hoje, com duas guitarras, baixo e sua incrível (incrível mesmo) bateria. Possuem dois trabalhos de estúdio, dois DVDs ao vivo, dois splits e inúmeras participações com outros artistas, incluindo Pele, Mono e a ex-cantora do Cymbals, Tori Asako. Os caras são uma febre no Japão, fazendo shows a toda hora e são, em grande parte, um dos responsáveis para a mistificação da música japonesa (porque ninguém aguentava mais J-Rock e J-Pop).

      Para falar da banda é preciso falar do baterista. Kashikura Takashi é um OGRO. Realmente, em toda minha vida, nunca tinha visto um baterista tão profissional como este cara. As batidas rápidas, precisas e, em grande parte, inusitadas, são apenas cartas do grande leque de técnicas desse gênio. É de assustar, cara. A bateria permanece em viradas durante toda a música, não existe essa de manter o ritmo simples como 99,9% fazem. Isso é fichinha perto da capacidade musical do sujeito. Apesar disso, Takashi não é o líder da banda, nem um dos outros três são. Simplesmente pelo fato de não possuírem vocalista, a importância do som é feita por todos os quatro membros, que são igualmente competentes e possuem mais do que uma aparente amizade, mas uma possível telepatia para fazerem um som desses.

Satoshi (Baixo), Mino Takaaki (Guitarra), Takashi (Bateria) e Hirokazu (Guitarra)


      Falando sobre o som: Uma da grande diferença de Toe para outras bandas de post ou math rock é devido, em grande parte, à harmonia entre os instrumentos. A falta de efeitos de drive e distorção nas guitarras e o uso (em peso) de outros efeitos como delay, tremolo, reverb e chorus, dão uma sonoridade muito limpa aos instrumentos, dando a impressão de que as guitarras estão ligadas diretamente aos amplificadores. Mas não... Os caras tem milhões de pedais para usar um pouco de cada e deixar o som extremamente suave, limpo e leve. O mesmo com o baixo: Nenhum efeito pesado, apenas a dança dos dedos de Satoshi em seu Fender. Além disso, os caras possuem uma interação incrível. Músicas com o tempo complicadíssimo são executadas facilmente por eles (o que, em grande parte, se deve à grande técnica de Takashi), tudo sem ao menos um sinal verbal. O mesmo funciona com as guitarras: Nada de guitarra base ou guitarra solo, ambas possuem sua devida função em cada música, trabalhando unidas e mesclando todo som em apenas um, dando um efeito ambiente incrível.

      Estou repostando o RGBDVD pois, como disse na primeira vez, era um disco que abordava muitas músicas, inclusive de vários discos. Eu estava errado. Esse ao vivo é uma compilação de, principalmente, músicas de seu primeiro disco, Toe: The Book About My Idle Plot On A Vague Anxiety, onde existe apenas a instrumentação dos quatro membros. A exemplo, o RGBDVD é tocado apenas pelos quatro e foi lançado no segundo semestre de 2006, enquanto no início desse ano Toe lançou o CUT_DVD, onde possúi músicas bem mais elaboradas que contam com a participação de teclado, percussão, voz e até metais. Para resumir, este será o primeiro disco da banda aqui. Um trabalho mais simples, de fácil digestão e gostoso de ouvir.


      Chega de enrolação e vamos ao disco! Como é o áudio de um ao vivo ripado, perdemos muita da estética do show. Feito todo em cores desbotadas com uma leve tendência ao cinza, RGBDVD é um trabalho incrível. Foi gravado numa arena circular de, aproximadamente, menos de dez metros quadrados por pedido da banda, para que todos os membros conseguissem ficar perto um do outro e não precisar de retornos no som. As seis câmeras foram dispostas nas bordas dessa arena (já que não cabia mais merda nenhuma lá dentro) e gravadas por fora. Realmente é uma façanha e tanto. Além da simplicidade do local, o som feito durante os 49 minutos de show foi algo transcendental: milimetricamente organizado, regido pela bateria de Takashi e levado ao sons dos instrumentos de corda.

      O disco possúi cinco interlúdios que, durante o DVD, mostram a banda percorrendo o Japão numa van e se preparando para inúmeros shows em vários lugares. Esses intelúdios são incríveis, quebram a rotina do disco com apenas o som de um violão lento e cansado, fazendo com que você esqueça que está ouvindo uma banda inteira. Quando acabam, volta novamente o ritmo característico de Toe. Incrível mesmo é ouvir os caras da banda gritando por simplesmente estar tocando algo tão único como aquilo. Gritos de empolgação e satisfação. Separarei algumas faixas que merecem seu devido respeito. "Kodoku no Hatsumei" começa como a primeira música do disco e abre com chave de ouro. As guitarras sincronizadas, a batida ritmada e o ambiente musical limpo já dão uma ideia de como será o resto do disco. Logo, se você gostar desta, ficará mais satisfeito ainda com as próximas faixas. "Tremolo+Delay" é simplesmente o nome dos efeitos utilizados por Hirozaku e Takaaki em suas guitarras. Não é só por isso que será uma faixa simples, pelo contrário: a gama de efeitos de eco preenchem o vazio do vazio e te levam a outro lugar, um lugar bem distante mas que parece familiar... Mas, opa, aí vem um interlúdio que destrói o seu pensamento e te leva diretamente à belíssima "C", igualmente bem elaborada como as outras mas com, é claro, sua singularidade. Quase no final fica "Past and Language", uma linda música com guitarras unidas em som e alma, um timbre único, singular e agradável. A linha do baixo vai dando o ritmo junto à bateria. Mas, pessoalmente, a estrela do disco fica com "I Dance Alone". Resumirei nisso: CARALHO, QUE MÚSICA!




      Bem, vou parar por aqui porque empolguei e, provavelmente, pouca gente lerá isso tudo e alguém me ameaçará depois que eu disser que Toe é a melhor banda da década. Lembrando que esse será um dos vários trabalhos deles que postarei aqui (e que só vão melhorando com o tempo). Agora baixe o RGBDVD, sente na tua cadeira, aumente o volume e, simplesmente, feche os olhos e tente sentir o ambiente que essa música nos trás. Afinal, sempre existirão japoneses que fazem coisas incríveis, seja no youtube ou num estúdio. Bom proveito!

Download - Mediafire

Toe - Myspace

Toe - Site Oficial

5 comentários:

  1. Belo post!
    Serio nem sei o que comentar, só que...
    PQP que BANDA DA PORRA!!
    Continuem postando por favor...Irei visitar isso aqui todos os dias...
    Mais uma vez..
    Belo post, estão de prabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa banda!!
    Esse batera é um monstro!!

    ResponderExcluir
  3. Eles são incríveis mesmo!
    Olha que nem medi palavras pra dizer que é a banda da década... Espera eu postar os outros discos, haha (:

    ResponderExcluir
  4. Cara parabéns...estava procurando uma Band nível Dream theather...rsss esqueci como escreve desculpe....Essa Banda é muito louca...Parabéns ..muito bom o som....òtimo gosto musical...E pode ter certezxa que muita gente leu sim oque vc escreveu aqui.....Parabéns.....

    ResponderExcluir
  5. Eu pesquisando o RGBDVD pra comprar, me deparo com essa resenha. Concordamos até na "melhor música"! TOE é a banda da década, simplesmente

    ResponderExcluir