domingo, 12 de setembro de 2010

B Fachada - B Fachada

Folk | Portugal | Música para ouvir em dias de chuva

1 - Responso para Maridos Transviados
2 - Cantiga de Amigo
3 - O Desamor
4 - A Velha Europa
5 - Tempo pra Cantar
6 - Estar à Espera ou Procurar
7 - Setembro
8 - O Teu Azar
9 - A Bela Helena
10 - Só te Falta Seres Mulher
11 - Kit de Prestidigitação


      Aviso para os que odeiam o sotaque português: não baixe isso.

      Eu tenho uma tia que sempre viaja para Portugal e, recentemente, acabou de voltar de lá. Um tempo atrás uma conhecida dela, da Ilha da Madeira, veio junto da viagem e, cara, eu passava mal só de ouvir aquela mulher falar. Um sotaque extremamente puxado e quase agressivo. Muito, muito estranho e de cara criei asco contra o sotaque lusitano. Por incrível coincidência fui recomendado para ouvir essa cara (tenho quase toda certeza que foi o Matheus) e pensei: Porra, português? Que merda, nem vou gostar.

      Ouvi o disco a primeira vez, achei uma merda e dei péssimas críticas pra cima dele. Apesar de tudo, os arranjos instrumentais são ótimos. O que ferrava mesmo era o sotaque. Depois de umas semanas eu voltei a ouvir o disco lentamente, principalmente pela terceira faixa, "O Desamor", que era incrivelmente calma, me agradando muito e, a partir disso, comecei a acostumar com a língua deles.


      Antecipadamente, para quem irá ouvir as músicas que postarei, já aviso: B Fachada não é exatamente um cantor. É um artista. A música é uma questão estética, poética e, às vezes, cômica. Se eu quisesse um cantor assistiria Ídolos e me ficava por ali, mas o que coloco aqui tem uma textura diferente devido, principalmente, ao charminho do sotaque português. O grande problema é se acostumar com isso já que somos um povo que temos asco pelo costume vocal de pessoas de estados diferentes... Imagina então do país que nos colonizou. Não é mole.

      Lembrando que ele faz parte do FlorCaveira que, além de ser um dos ícones da revolução musical portuguesa, é uma editora musical independente formada em 2002 e dirigida pelo também músico Tiago Guillul, que deu espaço aos nomes que mais crescem em Portugal como Samuel Úria, João Coração e o próprio B Fachada. Para quem não conhece, a música portuguesa é essencialmente folclórica e erudita, muito ligada ao classicismo lírico que acompanha a nação desde a idade média. B Fachada denomina o seu som como um "folque(lore) muito erudito", sendo irônico em unir as duas características da antiga música portuguesa em seu nome.

      Vejo esse álbum como um para ouvir em dias chuvosos, né? Mas só algumas músicas. Eu separo, em destaque, a última faixa "Kit de Prestidigitação" sendo como uma das mais genias, falando do desejo de posse das coisas que as mulheres tem, principalmente as que estão apaixonadas. Também fica a belíssima "Tempo para Cantar", com acordeon, viola braguesa e uma letra incrívelmente singela. Minha preferida ainda é "O Desamor", que passa uma tranquilidade imensa pela sua melodia, o piano, a composição sobre viagem para a Escócia e, é claro, o charme (que você terá que acostumar a ouvir) do timbre português.



      E, ah.. Uma sugestão: Talvez eu tenha desgostado de cara por causa da primeira faixa, "Responso para Maridos Transviados", que tem uns arranjos bem estranhos e um vocal extremamente puxado que me fez quase chorar de dor. Então, pule para a segunda faixa para ouvir a primeira depois de ter acostumado um pouquinho, fechado?

      Não digo que você vai gostar, mas deixar de conferir essa coisa aí é um pecado. Então vou deixar o link do myspace e do blog do FlorCaveira para vocês darem uma conferida antes de baixar, para depois que conferirem e gostarem, venham aqui e baixem. Bom proveito!

Myspace - B Fachada

Blog FlorCaveira

Download - 48MB 

3 comentários:

  1. GRANDE, ENORME B FACHADA!
    Isto é música, é arte, é poesia, é melacómico... É brilhante.

    "É p'ra meninos" - Último álbum do B Fachada, é mais um conjunto de canções fenomenais.

    (MADE IN PORTUGAL)

    ass. Cachopo bITAITES

    ResponderExcluir
  2. B Fachada é uma merda, desculpa lá que te diga. Há bandas em Portugal muito melhores que esta bosta. Letras de nojo, música básica, pelo amor de Deus. Um cagão que é como se diz aqui.

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma nota, citando Saramago: "A língua é minha o sotaque é seu"

    ResponderExcluir