domingo, 26 de setembro de 2010

3nd - View From Here

Instrumental | Post Rock | Math Rock | Japoneses fdps

1 - Clockworker
2 - Augustline
3 - Season
4 - Haruoto
5 - Walk in brown
6 - Into the water ~ water

      Quando eu comecei a ouvir Toe, deixei por aquilo mesmo. Uma banda daquela conseguia suprir minhas necessidades naquela época. Até que num belo dia fui fuçar os artistas relacionados a Toe através no nosso amigo Last.fm. Acabei conhecendo vários grupos insanos, como por exemplo Mouse On The Keys, que possúi um extraordinário piano, Mudy On The 昨晩, com suas incríveis três guitarras, a belíssima sgt. que possúi violino e, é claro, 3nd com um baixista simplesmente insano. Houveram outras, mas essas se destacaram por possuir singularidades. Então lá fui eu, todo serelepe, ouvir essa banda aqui. No começo da primeira faixa eu já fiquei assombrado com o baixo, pior ainda no final da música. Uma banda que tem um baixista que não usa pedais e consegue levar o som pra frente acima das duas guitarras cheias de efeitos não é nada mole. É realmente incrível o arranjo feito entre o baixo e as duas guitarras, algo singular e totalmente inovador. As guitarras são OK, possuem todo a sua beleza, a bateria também (mas nem se compara a Takashi de Toe) porém o baixo é realmente incrível. Não somente ele, mas a composição em que ele está e a atmosfera que a união dos quatro instrumentos emanam.


      3nd foi formada em 2007 e, até agora, com dois álbuns e alguns singles, slipts e EPs, vem seguindo a linha da nova geração musical do Japão e reforçando o movimento da música instrumental em Tokyo. Mantendo a formação original até hoje, até nos shows ao vivo, os caras fazem um som bem dançante, diferente de outros caras como sgt. e Toe, devido, em grande parte, ao seu baixista, Yamamoto. O nome dá banda dá muitas controvérsias e, em uma entrevista ao site Hear Japan, os caras disseram que a pronúncia certa é "Three N D".

      O som é afinado e sincronizado aos milisegundos, possuindo uma característica muito ligada ao Math Rock, aproximando-os de bandas como LITE, porém suas guitarras possuem efeitos clássicos que lembram o post rock de bandas americanas (tanto é que neste exato momento, eles devem estar tocando em algum lugar dos EUA em turnê). O som deles lembra, em parte, a banda americana And So I Watch You From Afar, de onde eles tiram bastante influência. Bem, é chato ficar dando classificações à música dos caras, mas se tem algo que é, é um instrumental foda pra caralho. E só.


Um salutar desjejum: Café e cigarros.

      Esse foi o disco de estreia deles, lançado em setembro de 2007, ganhando ótimas críticas dentro da capital japonesa devido aos seus excelentes arranjos, composições inusitadas e, claro, à grande complexidade de seu contra-baixo. É realmente um disco dançante, animado, com uma bateria veloz e um ritmo que assusta de tantas mudanças. A primeira faixa já dá um puta susto com a entrada, em slaps, do baixo. Melhor: Ele dobra o tempo no final da musica, inclusive as guitarras! "Augustline" já é uma música bem mais fragmentada, com os intrumentos levados unicamente e um grito de animação, talvez, é dado pelos membros lá pela metade da música. Realmente revigorante, rs.

      Outra linha de baixo ignorante fica em "Haruoto". Simplesmente incrível. Depois desta, "Walk In Brown" é a mais variada do disco (e minha predileta), com belas combinações entre as guitarras e um ritmo que vai do lento para o extremo do dançante. Totalmente empolgante. A última faixa fica marcada pelo delay das guitarras, que dão um echo durante toda a música e terminam o disco de uma modo quase épico.




      Esse foi o único vídeo que achei dos caras, não é desde disco mas sim de um single composto antes da banda ser lançada e que veio a ser gravado no ano passado. Achei o clipe horrível, mas o instrumental é que vale, dando ênfase em TODOS os intrumentos (pire no baixo). Bem, dá pra conferir algo através dele, mas deixarei alguns links para conferirem o som antes de baixarem. Postarei mais algumas bandas instrumentais vindas do Japão, todas com as suas peculiaridades. Bom proveito!

3nd - Hear Japan

3nd - Myspace

Download - 40mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário