segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Constantina - Constantina

Instrumental | Experimental | Post Rock | Brasil

1 - Porque Sim
2 - Treinando Para Ser Chuva
3 - Depois da Euforia
4 - Magnólia
5 - O Que o Momento Não Diz?
6 - Santa Rosalia
7 - Tudo Possui um Lugar
8 - Ele já Atravessou Todos os Oceanos do Mundo


      Como conheci isso? Não lembro muito, sinceramente. Meio que, durante aquela época que até comentei aqui, fui procurando as bandas estritamente ligadas ao instrumental nacional e independente (precisamente ao Hurtmold) e achei uns caras como esses. Fiquei realmente surpreso com a qualidade do som dos sujeitos e até cheguei a ir num show deles junto com Ruído/mm (que você pode conferir a resenha aqui) e, velho, que sonzeira os caras fizeram.

      No palco tinham uns sete caras. No final do show eles chamaram os caras do Ruidão pra subir e eram uns doze tocando TUDO, literalmente: Bateria, baixo, guitarras, escaleta, vibrafone, sintetizador, trompete, tarol, percussão, triângulo, conchas, molho de chaves, ralo de pia (é sério). Além da incrível capacidade de improviso dos caras, a qualidade sonora era incrível. A relação dos músicos com a música era quase como amor. Tudo milimetricamente ajustado e afinado. Incrível.


      Os caras são daqui de BH, precisamente de bandas extintas que já rodavam por aqui faz muito tempo: Ana, Retórica, Moan e Filit. Com uma bagagem musical pesada e com iniciativa de sobra, Constantina lança esse álbum homônimo em 2005, sendo o primeiro trabalho em estúdio dos seis juntos. Levando o selo da própria banda, La Petite Chambre, Constantina mostra uma intríseca relação com o post rock, colocando as guitarras como principal arma, mostrando cuidado, também, na linguagem estética da capa do disco e nos títulos das músicas.

      Quando ouvi isso, foi uma surpresa, confesso. O arranjo extremamente simples e belo das guitarras faz com que esse disco seja mais do que fiel ao que promete, mas também uma sugestão de tempo de prazer em apenas escutar música. Não é algo para se ouvir enquanto estiver ocupado, porque ele vai te distrair. Ouça-o na cama, na rua, na Praça da Liberdade (fazendo jus ao nome de uma banda belorizontina) e simplesmente entre na atmosfera que ele transmite.

      O som é uma viagem instrumental. Diversificação no som e nos arranjos, só isso. Uma liberdade musical tão incrível que, durante o show que eu fui, os caras trocavam de instrumento toda hora, mostrando que são ótimos instrumentistas. Além disso, a criatividade é outra coisa assustadora. Pegar chaves e colocar em ralo de pia para usar de percussão não é nada comum, saiba, rs. O disco é quase como uma música, seguindo uma linha e progredindo até uma mensagem final, típica relação no post rock, mas é só ouvindo mesmo pra concluir que, apesar de não vermos por aí direto, essa cidade ainda tem música que salva.

      As belíssimas guitarras em uníssino se unindo com o singular tom da escaleta ficam claros na primeira faixa, "Porque Sim", abrindo o disco com uma atmosfera incrível que continua por todo o resto do álbum. Também presentes em "Treinando Para Ser Chuva", mostrando-se mais harmônica ainda em conjunto com o vibrafone e o som de, é claro, chuva. Mais evidente na ultima faixa, "Ele já Atravessou Todos os Oceanos do Mundo", que além de ter um nome bem sugestivo ela te faz quase sentir o cheiro de sal de mar (e sabe-se lá por que). Minha predileta ainda é "Santa Rosalia", que fica resumida em uma palavra: Infância. O som de crianças correndo e jogando bola e gritando dão um toque mais do que perfeito para a singelidade da música.


[Vídeo do Pequenas Sessões aqui em BH (único que achei)]

      Bem, a coisa fica só escutando mesmo. Fica também a felicidade de se ter sons desses por aqui, dando um pouco de esperança aos que ainda tem lucidez para correr atrás do seu próprio som, mesmo que seja feito em um estúdio caseiro como este aqui. Seja instrumental ou não, Constantina é uma ótima sugestão pra começar nessa segunda feira monótona (como todas as outras). Bom proveito!

Site Oficial Constantina

My Space - Constantina

Download - 60MB

2 comentários:

  1. Esse link não está funcionando, vocês poderiam arranjar outro ou sei lá? To louca atrás do primeiro cd, por favor. ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hey, o link está funcionando perfeitamente aqui. se quiser me mande um e-mail que eu respondo com o arquivo. gracias!

      Excluir