segunda-feira, 27 de setembro de 2010

sgt. - Stylus Fantasticus


Post Rock | Instrumental | Experimental | Outros japas fdps

1 - すばらしき光
2 - 囚人達のジレンマゲーム
3 - 白夜
4 - 声を出して考える方法
5 - 再生と密室
6 - 記憶の島の月
7 - 銀河を壊して発電所を創れ
8 - ムノユラギ


Acho que não adiantou muito colocar a setlist, não é? Bem, deixa pra lá. Vamos ao som! Comentei sobre sgt. no último post sobre a (também japonesa) banda 3nd. Comentei também sobre seu incrível violino. Então aqui vai um discozinho com uma pequena grande amostra com o incrível trabalho desse quarteto. Todos os membros da banda são multi-instrumentistas, fazendo com que suas atuações no palco sejam totalmente inusitadas ao trocarem de instrumentos quase toda hora e, é claro, possuírem a presença feminina na liderança da banda.

sgt. é uma das veteranas no "underground" do post rock japonês. Em 2005 lançaram seu primeiro disco, Perception Of Casualty, com o auxílio de integrantes da instrumental Toe. Abriram dezenas de shows, incluindo a germânica CAN em seu tour pelo Japão. Com inúmeros splits envolvendo bandas mais recentes de Tokyo como 3nd, good music, OVUM, Boredoms, ROVO e ONJI, sgt. é uma das maiores referências da música instrumental mundial, inovando com sua mistura do clássico ao jazz e com a inserção de um belíssimo violino em suas composições.


O grupo possui uma quase onipresença no Japão, principalmente na capital. Tocando por quase uma década com a formação original, detonam críticas a cada lançamento, seja de compactos ou singles. Em 2005 deslocaram todo o foco para si ao lançarem seu primeiro disco e, em 2008, com o lançamento de Stylus Fantasticus, alcançou supremacia musical ao ser classificado pela Hear Japan como melhor disco do ano, superando For Long Tomorrow, do Toe.

Todos os trabalhos da banda possuem foco no violino, mas também um excelente trabalho, principalmente, na guitarra. Bateria monstruosa e baixo bem executado também. Porém sua singularidade é dada simplesmente pela presença de arranjos do violino que conseguem mesclar o clássico, o jazz e o post rock em uma só mistura. Stylus Fantasticus se consagrou muito, tornando um álbum com uma produção impecável e algo que, teoricamente, é impossível de ser tocado por apenas quatro pessoas. A única resposta possível para esta situação é que eles, simplesmente, são japoneses, rs.


O disco, em si, é belíssimo. Varia de faixa para faixa e não segue, exatamente, aquela progressão típica do post rock. Possui arranjos eletrônicos, samples de outras músicas e a inserção de outros instrumentos como trompete, vibrafone e outros. Algumas músicas possuem efeitos pesados enquanto outras seguem apenas guiadas pelo violino, dando, assim, uma variabilidade imensa à obra do compacto, levando o ouvinte a inúmeras atmosferas diferentes. Particularmente, não gosto da segunda faixa, onde o efeito pesado demais dá um contraste imenso com o resto do disco e não tem nada a ver com a estética do trabalho, no geral. Mas opinião é sempre um saco e aí vem aquela célebre frase de The Big Lebowski: Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man.

Sem querer desmerecer, mas o crédito de todo o disco ficou com a sétima faixa, 銀河を壊して発電所を創れ (adiantou bastante, né?), que é simplesmente uma das melhores experiências musicais já feitas e que eu ouvi. É simplesmente linda. Mais do que linda, uma obra de arte de tamanho épico. Com quase dezessete minutos de música, ela vai progredindo ao som de um violino impecavelmente executado em cima de uma melodia digna de merecer um lugar no meu pódio das cinquenta melhores músicas que já ouvi. Mas gosto é algo indiscutivel e, enquanto eu estou viajando horrores nessa música enquanto escrevo sobre ela, você pode não gostar por simplesmente ser uma faixa um pouco longa (quero ver quanto postar Godspeed You! Black Emperror com suas músicas de meia hora). Bem, você só vai concluir se gosta ou não quando ouvir, mas é uma das melhores dicas pra quem gosta de música instrumental e post rock com uma pitada de um clássico violino.




Coloquei a primeira parte da música pra vocês conferirem, para ouvir o resto pode ir lá no nosso amigo youtube e ouvir, ou então simplesmente baixar no link que vou colocar aqui em baixo. Acho que essa invasão musical do Japão que estou tendo vai passar logo e daqui a pouco vou voltar a postar coisas mais convencionais (not). Bom proveito!

Myspace - sgt.

Hear Japan - sgt.

Download 81MB

Um comentário:

  1. muito, mais muito bom, realmente insano e dificil de acreditar que esta bando é só um quarteto...samurai dos sons rsrs

    abraçã
    ns

    ResponderExcluir