quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dave Brubeck Quartet - Time Out

Jazz | Cool Jazz | Instrumental | JENHO

1 - Blue Rondo A La Turk
2 - Strange Meadow Lark
3 - Take Five
4 - Three To Get Ready
5 - Kathy's Waltz
6 - Everybody's Jumpin'
7 - Pick Up Sticks

      Estranhamente eu tinha conhecido Dave Brubeck como solista em piano a uns anos, aleatoriamente. Depois procurei conhecer o quarteto no qual ele tocava e gostei. Acontece que, assim como tudo que você ouve muito, eu enjoei. Fortuitamente, encontrei um JENHO que fez um mashup de Five Steps, do Radiohead e Take Five, do Dave Brubeck Quartet. A coisa foi tão incrível que voltei a reouvir.

YORKE, BRUBECK, SEUS LINDOS.

      Depois da euforia de "re-ouvi-lo" compulsivamente, fui descobrir que Dave Brubeck foi um dos mais influentes pianistas da década de cinquenta, sendo que esse álbum foi o lançamento mais vendido do ano de 1959. Além disso, o disco entrou em centenas de lista, inclusive algumas da Rolling Stone. Existem pessoas que dizem, até, que Time Out empata com o épico Kind Of Blues do Miles ou o homérico Giant Steps de Coltrane. E suponho que eu seja uma delas, rs...

      Não é de se surpreender. Brubeck tinha uma quase telepatia com o saxofonista Paul Desmond que, apesar do grupo ter o nome do pianista, era basicamente quem levava o som, juntamente com o altamente relaxado (e, digo, estiloso) baterista Joe Morello e com o groove pesado de Gene Wright no baixo. O resultado disso tudo é um disco limpo, suave, no melhor estilo do Cool Jazz, pra acender um cigarro e apenas se deleitar ao som do levante sax e ritmo.


      O disco com sete faixas incríveis foi aplaudido no mundo todo por, principalmente, Take Five, composta por Paul Desmond, que fez com que o disco chegasse à quinta posição na Billboard de compactos, notória por sua melodia distinta, o solo de bateria de Morello e seu inusitado compasso de 5/4, de onde se origina o nome da composição (apesar de ter ficado famosa, não foi a primeira composição americana em 5/4, mas foi uma das únicas que atingiu o público com relevância).

      Além de Take Five, faixas como "Blue Rondo A La Turk", que abre o disco, com ritmo único, compasso marcado pelo piano e tocada no clarinete por Desmond, deixando o sax de lado. Além desta, o longo tempo de "Strange Meadow Lark", sua introdução pelo piano de Brubeck e a suavidade de sua composição, lembrando até Vince Guaraldi, aumentam a prestigiosidade da obra. Interessante lembrar também "Pick Up Sticks", que recebeu este nome porque, nos ensaios, Joe Morello tentava arremessar as baquetas por trás das costas e pega-las pela frente, mas sempre caiam. Noob.

Take Five, em toda sua beleza.

      Enfim, ligue o som bem alto, prepare um café e acenda o seu cigarro pelo lado de fora da janela e simplesmente entre na belíssima obra desse quarteto. Bom proveito!

Download- 53MB

2 comentários: