domingo, 18 de julho de 2010

Wandula - Wandula

Experimental | Música Impressionista | Brazilian | Alternative Piano

1 - Paisagem Progressiva #1
2 - Love Tears
3 - Tenho Os Olhos Abertos No Escuro
4 - Wymborska
5 - Rocambolesco
6 - Sobre A Mesa Um Fim De Século
7 - L'Homme Aux Taches De Rosseur
8 - A Queda De Suzanne
9 - Moedas De Açucar
10 - Som Novo
11 - Noturna
12 - ...
13 - Noturno
14 - La Maison De L'Araignée De La Mea

      Fui realmente pego de surpresa nessa.

      A uns tempos, acabei conhecendo o trabalho de um pianista bem interessante que é o Marcelo Torrone, através do primeiro trabalho já gravado dele, de 1998, o Piano Works. Quando ouvi aquilo foi como tomar um susto totalmente inesperado. Surpresa e contentamento. Uma composição tão singela e minimalista que fiquei totalmente impressionado em saber que ainda temos coisas que salvam mas, infelizmente, não são nada reconhecidas (Marcelo tem apenas 11 ouvintes no Last.fm).

      Bem, ouvi muito aquele album de apenas seis faixas (que estarei postando aqui) até cansar e decidi passar pra outras coisas e acabei deixando esse nosso caro pianista de lado. Acontece que enquanto eu estava zanzando pelos blogspots da vida, precisamente o sacundinben, dei de cara com o nome do Torrone nesse album: Wandula. Eu pensei: "Opa, pelo menos sei que as composições devem ser boas". Acontece que o Wandula é uma banda de tomada experimental, meio diferente do trabalho do Marcelo e resolvi ouvir pra comprovar. Novamente: Surpresa e contentamento. O grupo formado atualmente por oito pessoas me deixou realmente chocado. A influência da música erudita e minimalista de Torrone e o clássico visto tambem na voz de Edith de Camargo (Suiça radicada aqui no Brasil) com a forte influência de vozes como a de Edith Piaf dando um ambiente que chega até ser cômico em faixas como "Wymborska".


Bem, chega de enrolação. Vamos ao disco!

      Sendo esse o album de estreia deles, de 2002, o Wandula não possuia harpa nem guitarrista, mas o grosso calibre de Torrone, Edith de Camargo e Claudio Pimentel já compensava totalmente. Sem contar os convidados chamados para a gravação do album... Ter amigos é bom, todo mundo sabe disso, mas quando se tem gente desse tipo de amigo pra fazer música, só sái supresa a cada faixa, meu caro, rsrs..

      Abre com "Paisagem Progressiva #1" que, pessoalmente, merece um grande destaque no album. O som pesado de um aeroporto combinado com o suave piano de Torrone não deixa a desejar, assim como a belíssima versão de "Moedas de Açucar" feita apartir da composição de Torrone no Piano Works de 98 é, com certeza, minha preferida, já que foi adicionado um violão e um sussuro de chuva ao original.

      As faixas com voz de Edith Camargo são "Love Tears", com uma doce voz que acompanha o piano por toda a música, "Wymborska", um tanto cômica pelo tom de voz e o idioma um sueco um tanto pronunciado, "L'Homme Aux Taches De Rosseur", somente nos La-la-lás, sem letras, e "Noturna", cantada em um português um tanto puxado, rs... Sem contar que ela tambem, além de cantar, toca acordeon e dá o toque feminino ao grupo de sete homens, rsrs.

      Algumas faixas conseguimos ver a influência de muita coisa como, por exemplo,o minimalismo de Detektivbyrån ao contemporâneo de Wim Mertens. Bem, de qualquer maneira, é melhor vocês conferirem por si só e sem os meus rodeios. De qualquer maneira, não imagine que é pelo que eu digo aqui você amará o trabalho. É até possível que possa ocorrer o contrário, já que experimentalismo no piano não é algo comum e pode não agradar a todos mas, esse album é, com certeza, um dos que você terá que ouvir para pelo menos saber se um piano mais elaborado e experimental consegue fazer sua cabeça por uns tempos, rs..

Bem, segue ai o download e alguns links para curiosos! Bom proveito!

Saiba mais! Site oficial: http://www.wandula.com/

Myspace: http://www.myspace.com/wandula

Mediafire: Wandula - Wandula

2 comentários:

  1. Invalid or Deleted File.
    The key you provided for file access was invalid. This is usually caused because the file is no longer stored on MediaFire. This occurs when the file is removed by the originating user or MediaFire.

    Still have questions, or think we've made a mistake? Please contact support for further assistance.

    ResponderExcluir