sexta-feira, 16 de julho de 2010

Novos Bahianos - Baby Consuelo + Novos Bahianos No Final Do Juizo

Brazilian | Psicodélico | Tropicália | 71

1 - Dê Um Rolê
2 - Você Me Dá Um Disco?
3 - Caminho De Pedro
4 - Risque

       Esse foi o primeiro album dos Novos Baianos que ouvi e foi, de cara, o que me fez apaixonar por eles. Na verdade nem foi lançado como album, mas sim em 1971 como compacto duplo, ano que, pessoalmente, foi o ano mais motherfucker em relação à música aqui no Brasil, competindo com Gilberto Gil, Jards Macalé, Jorge Ben, Luiz Melodia, Tom Zé e outros titãs nacionais.

       Diferentemente do que era lançado na época, quando o tropicalismo estava em alta, os Novos Bahianos, ainda com o "H", lançaram esse compacto desviando totalmente do movimento em que o Brasil estava trilhando e só voltaram à ele em 72 com o lançamento do épico Acabou Chorare que virou marco na década de setenta.

       Com apenas quatro faixas, o trabalho quase que perfeito de Baby Consuelo (Que depois, infelizmente já vendida, conhecemos como Baby do Brasil e, comicamente, agora de Baby de Jesus, rsrs) e Moraes Moreira, é totalmente absolvido no disco com as letras psicodélicas e os rifs de guitarra de Pepeu Gomes, se tornou algo totalmente inovador para o nosso conhecido tropicalismo que era totalmente predominante aqui.

      Bem, chega de chorare, vamos às músicas! Disparada, "Dê um Rolê", com Moraes na voz, num ritmo de blues rock, guitarra totalmente arranjada em pentatônica e com um swing que nem Chimbinha conseguiria acompanhar, rs. Excelente e viciante. Já "Você Me dá Um Disco?", com Baby Consuelo na voz, com um ritmo de marchinha e cantada em um portunhol bem mal arranjado junto com um português, é excepcional. As outras duas, "Caminho de Pedro" é cantada por Moraes enquanto "Risque" é cantada por ambos.

       Bem, resumindo: Apesar de ter apenas quatro músicas, é um album de excelente qualidade, já que Moraes foi influenciado por amigos como Tom Zé e Luiz Galvão. Mas esse é só o começo, depois postarei aqui o Acabou Chorare, eleito como melhor album brasileiro da história pela Rolling Stone. Bom proveito!

Download

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. o álbum não esta mais la, tem como recolocar ou dizer onde posso encontrar, desde ja agradeço, erivaldolula@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. o álbum não esta mais la, tem como recolocar ou dizer onde posso encontrar, desde ja agradeço, erivaldolula@gmail.com

    ResponderExcluir