domingo, 31 de outubro de 2010

Pata de Elefante - Na Cidade

Instrumental | Brasil | Power Trio Of Doom

1 - Diga Me Com Quem Andas E Te Direi Se Vou Junto
2 - Squirt Surf
3 - Grandona
4 - Um Pouco Antes De Dormir
5 - Pesadelo No Bambus
6 - Sai Da Frente
7 - De Volta Pela Manha
8 - Psicopata
9 - Vazio Na Cerveja
10 - Arthur
11 - A Luz De Velas
12 - Reforma No Banheiro
13 - Grande Noite


Mas olhe que vergonha: 10 postagens no mês. Puta merda... Acontece, meus caros, que essa semana foi realmente foda. Não somente nesta, mas também na passada, estive bem ocupado com um milhão de coisas, além de voltar meus estudos com os ditos modos gregos pra guitarra e, também, treinar até perder o ar na escaleta, peguei alguns livros para ler, como Werther, os dois volumes de Musashi (1808 págs) com nosso amigo Tito e um exemplar em letras bem pequenas de Os Irmãos Karamázov, de nosso colega Dostoiévski. Tudo isso uniu-se ao curto prazo de pouco mais de duas semanas para o tão filho da puta esperado ENEM. Logo, não tive tempo nenhum para a nossa tão estimada página virtual. Desde quarta eu estava querendo postar alguma coisa digna, porém nada vinha na minha cabeça e eu já estava ficando entediado em ter que achar bandas nacionais para resenhar. A questão é que eu já tinha todas aqui, só estava procurando de forma vaga e, como sempre, ignorando as coisas já conhecidas.

Eu fico numa cisma de postar os desconhecidos a fim de dar uma maior notoriedade para o som dos caras e acabo esquecendo o pessoal que já alcançou um nível relativo de reconhecimento. Assim como ocorreu no caso com o Andrei Machado, pior ainda foi com Pata de Elefante: enquanto procurava gente ainda escondida, o bom som estava batendo na minha cara com uma placa de "RESENHE-ME" estendida na porta da minha casa. Ouço a banda praticamente toda semana (nem que sejam cinco músicas) e por simples falta de atenção, acabo deixando passar a oportunidade de mostrar o excelente trabalho desse trio de Porto Alegre.


Tocando junto desde o começo da década, Pata de Elefante lançou o primeiro disco, homônimo, em 2004 e outro em 2006: Um Olho No Fósforo, Outro Na Fagulha. É formada por Daniel Mossmann, Gabriel Guedes e Gustavo Telles. Interessante lembrar que, sendo Telles baterista fixo, a responsabilidade do baixo e da guitarra fica entre os outros dois membros que intercalam entre si a posse dos instrumentos, dando uma estética realmente interessante nas apresentações ao vivo. E, falando nessas, ouvi dizer que os shows desses caras são uma coisa do outro mundo. Suas músicas passam variando do relaxante ao contagiante e deixando traços de inúmeras influências como Hendrix e Cream, que deram a eles a verdade concreta de que é possível fazer um puta som somente com três pessoas num palco.

Acho a sonoridade um tanto singular. Conheço a banda tem bastante tempo e, de cara, percebi que não poderia encher de estereótipos em relação ao âmbito musical em que eles atuam, tanto é que deixei as tags sinalizando que se trata de uma banda brasileira de música instrumental. Porém tomo a liberdade e classifico como um rock "bem humorado, leve e simples". O baixo bem limpo e a guitarra trabalhada em efeitos leves como drive, wah-wah e, às vezes, um delay. Porém a essência da música fica atada somente à interação entre os poucos três membros dessa incrível banda.


Na Cidade foi lançado nesse ano, recebendo excelentes críticas, saindo de sua popularidade restrita ao sul do país e atingindo uma quantidade bem maior de admiradores de boa música. Com treze suaves faixas (em sua maioria, aviso), Pata de Elefante cria um ambiente que mistura o clássico com a bossa nova e o surf com o bom e velho rock 'n roll. Como já tinha dito lá em cima sobre a transparência dos instrumentos, eu realmente gosto do timbre da guitarra deles, que consegue usar a quantidade certa de efeito para dar a imagem de um som limpo e de qualidade. Não somente a guitarra, mas também violão e teclado em algumas faixas, tocado por Daniel Mossmann e Gabriel Guedes, dão uma certa característica que, quando eu coloco o pra tocar músicas aleatórias aqui, ao ouvir dez segundos de música consigo afirmar que esse é o som de Pata de Elefante.

Abrindo o disco (e sendo, também, minha preferida), "Diga Me Com Quem Andas E Te Direi Se Vou Junto" é empolgante, animada, swingada e, por que não, bem humorada? Talvez seja apenas uma impressão que tive ao tentar caracterizar esse disco, rs. Mudando totalmente, "Squirt Surf" faz vir, em minha cabeça, alguma situação onde pessoas estão surfando e fazendo aquela clássica pose em cima da prancha (sabe-se lá por quê!). Separo também a excelente "Grandona" que, assim como a primeira música, tem um ritmo único e é empolgante em sua simplicidade. Tente, nessa faixa, perceber o belíssimo timbre da guitarra que fica na médica do excelente. Por último destaco a quinta "Pesadelo No Bambus": Misteriosa, animada e que, quando chega nos dois terços de sua duração, aparenta que alguém puxa o cabo da guitarra e liga em um Fender Bassman '59, porque vai ter um timbre tão foda assim lá na...


(Para constar, no disco existem guitarras e teclados sobrepostos, logo o som é BEM mais cheio em relação à apresentação ao vivo)

Então deixo aqui essa excelente banda com vocês e que aproveitem esse disco sem moderação. Vou deixar aqui o link para baixar no site do Álbum Virtual, porém, como disse em alguma postagem anterior, tem que fazer um cadastro. Então, se estiver com tempo de sobra aí, cadastre e faça o download de Na Cidade e, claro, os outros excelentes álbuns disponibilizados lá! Porém deixo também links de fácil acesso pros preguiçosos, mas sugiro que vá no site do Álbum Virtual e aproveite enquanto é de graça, rs! Bom proveito!

Pata de Elefante - Site Oficial
Pata de Elefante - MySpace

Download - Álbum Virtual

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário