terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cartola - Cartola [1976]


Samba | Mangueira | Poesia | Mestre da cultura nacional



  1. O Mundo É Um Moinho
  2. Minha
  3. Sala de Recepção
  4. Não Posso Viver Sem Ela
  5. Preciso Me Encontrar
  6. Peito Vazio
  7. Aconteceu
  8. As Rosas Não Falam
  9. Sei Chorar
  10. Ensaboa
  11. Senhora Tentação
  12. Cordas De Aço

        Continuando com a idéia de postar no blog artistas brasileiros, me vi na iminência de publicar, meu artista brasileiro preferido. O Mestre do Samba, Cartola.
        Angenor de Oliveira, nome de batismo, de uma criança nascida no bairro do Catete, no Rio de Janeiro. Angenor passou a infância no Bairro das Laranjeiras aprendendo a tocar cavaquinho e violão com o pai, mas por dificuldades financeiras, teve de se mudar com toda sua família para o bairro da Mangueira, uma potencial favela em crescimento.
        Com 15 anos, após a morte de sua mãe, decidiu abandonar os estudos e trabalhar como servente de pedreiro. O seu apelido "Cartola" foi dado a ele por seus colegas de trabalho, por ele usar um chapéu-coco durante o trabalho, para se proteger do cimento que caia em seu cabelo.
        Em 1928 juntou com seu grupo de amigos e fundou a "Estação Primeira de Mangueira", escola de samba ultraprestigiada nacionalmente.
        Após um tempo, nada mais se ouviu falar de Cartola. Foi dado como desaparecido, e até mesmo morto por uns. Dizem que brigou com seus amigos da mangueira, dizem que contraiu uma doença grave, ou dizem que se retirou em luto da perda de sua amada, Deolinda.
        Mas em 1956, Cartola foi achado por um jornalista, lavando carros em Ipanema. Logo o jornalista decidiu levar Cartola de novo ao Samba. Daí Cartola começou a compor de novo e logo foi redescoberto por inúmeros interpretes.
        Em 1964, abriu, com Dona Zica, sua nova esposa, o restaurante Zicartola, que abrigava amantes do sambas e colegas para ali se deliciarem.
        E só a partir de 1974 gravou o seus quatro discos, que tiveram repercussão nacional e até hoje abrigam o hall da fama dos melhores discos brasileiros.


        Esse disco aqui é o segundo dele, feito em 1976, que pra mim, tem as músicas mais bonitas que eu já ouvi. O cara era um poeta! Acho que num tenho palavras pra descrever a beleza de suas composições. Só ouvindo pra entender mesmo.
        Destaque essencial nas músicas: "O Mundo É Um Moinho" e "As Rosas Não Falam".


        Sobre eu, um roqueiro de carteirinha, ter postado um samba, num é novidade. Eu gosto é de música boa, e temos que aproveitar a enorme cultura que o Brasil tem. Esse país abriga milhares de culturas diferentes em um povo só, e a gente tem mais é que aproveitar isso, pois nossa identidade está na cultura! E é de essencial importância que preservemos ela pra e não deixarmos nossa cultura totalmente americanizada, ou colorida. Sei lá.
        Baixem, ouçam e disseminem a cultura nacional.

Download - 50MB

Um comentário:

  1. Olá, conheci esse Blog ontem, quando estava em busa de um álbum de Jazz que fui recomendado. Na hora já curti através do Layout e depois, vendo o catálogo, achei mais foda ainda. Agora estou baixando esse disco muito belo deste poeta incrível!

    ResponderExcluir