quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Perdeu a Língua - Mamparra

Experimental | Post Rock | Brasilsilsil | Instrumental Of Doom

1 - Visão Periférica
2 - Queda Livre
3 - Mamparra
4 - Zen
5 - Nasce, Cresce, Reproduz e Morre
6 - Alto Relevo
7 - Sinal Vermelho
8 - Controle Remoto
9 - Homem Bomba
10 - Numa Tranquila, Numa Relax, Numa Boa
11 - Algodão Doce


      Desde o final de semana eu venho com essa cisma das bandas nacionais e ela está crescendo cada vez mais. Eis que antes de ontem eu, unindo essa fissura cin o TOC que possúo por organização musical, fui reorganizar as tags de gênero no meu itunes. Separei, em suma, somente as bandas nacionais em três divisões: Experimentais, Instrumentais e Alternativas. Aí já imagina a confusão que ficou, né? A que me deu maior problema em separar foi essa aqui, Perdeu A Língua.

      Apesar de não gostar de classificar os tipos de som, como disse em alguma postagem anterior, a bagunça estava tão grande que mereceu uma varrida geral. Desenterrei essa banda aqui que, não lembro como, já estava na minha biblioteca fazia eras e tinha ouvido pouquíssimas vezes. Então prometi ouvir novamente, com cautela e muito amor. Saí todo serelepe ouvindo pelas ruas (com um fone que fazia com que eu parecesse um atendente de call-center) e me surpreendi pra caramba. Veio novamente aquele sentimento: COMO NÃO OUVI ISSO ANTES? O pior foi que eu ouvi e não dei a devida atenção ao som dos caras.


      A banda foi formada em 2006 a partir das cinzas da extinta Triste Fim de Rosilene, que acabou no mesmo ano. Antes composta por cinco pessoas e um vocal feminino, os caras saíram de lá sem a menina e montaram Perdeu a Língua, que lançou este disco no ano passado, sendo seu primeiro trabalho em estúdio. Do extremo nordeste, o som do grupo saiu de Aracaju, Sergipe, e atingiu (e com força) um nível de qualidade musical que quase nunca vi. Um som milimétricamente bem cuidado, que consegue se "deixar deixando" sem que você nem perceba que é uma banda brasileira, porque este disco, meu caro, é uma beleza.

      Duas guitarras, baixo e bateria. Criatividade de sobra e vontade de fazer algo que realmente preste. Acabou, isso é o suficiente para sair um trabalho de qualidade e que, enquanto espero o ônibus, me faça ficar chocado de tão bom que é. Você abre a pasta, bota "Visão Periférica" pra tocar e, aos 1:20, quando o ritmo começa e o solo sái, você nem percebe mas já está balançando a cabeça pra frente a para trás. Incrível! Não subindo nota, mas eles tem um swing extremamente bem trabalhado. Uma harmonia entre bateria e baixo que é difícil de se encontrar. As duas guitarras em arranjos totalmente diferentes, ditonando notas que são reproduzidas com uma fieldade quase lírica pelos fones/amplificadores. Essa junção dos instrumentos fica perfeitamente vista em "Zen", que combina percussão e contra-baixo de um modo bem singular e agradável. Mudando completamente do zen pro agitado, fica "Sinal Vermelho", sétima faixa bem agitada e metronometrada nos instrumentos. Um trabalho profissional em questão de tempo e arranjo, sendo, ao mesmo tempo, complexo e agradável, fica evidente em "Numa Tranquila, Numa Relax, Numa Boa" que faz jus ao seu nome: tranquila, relax, na boa. O baixo leva nos slaps e depois se deixa guiado pelos incríveis arranjos das guitarras. Agora, de que adianta falar? Só ouvindo mesmo, rs!

Ainda fazendo barzinho, hein.

      Não tenho mais como saber como estão andando os downloads porque estou usando links de fora para não receber reclamações da APCM ou da DMCA, que deletaram algumas postagens devido a hospedagem dos links em uma conta no mediafire, então estou com fé que vocês estejam baixando bastante, haha! Perdeu A Língua também faz parte da web-label sinewave, possuindo apenas 323 ouvintes no Last.fm. Agora é hora de sair ouvindo por aí e parar de enrolação! Bom proveito!


Download - Link Direto

Download - MEGA

My Space - Perdeu A Língua

Um comentário:

  1. Um dos melhores álbuns que já ouvi na vida. É uma satisfação imensa porque á uma banda da minha querida Aracaju. Fui amigo de infãncia do guitarrista Alex e conheci os outros membros. É realmente difícil acreditar que a banda é brasileira.

    ResponderExcluir