domingo, 10 de outubro de 2010

Frank Sinatra & Tom Jobim - Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim

Bossa Nova | Jazz | Clássico

1 - The Girl From Ipanema
2 - Dindi
3 - Change Partners
4 - Quiet Nights Of Quiet Stars
5 - Meditation
6 - If You Never Come To Me
7 - How Insensitive
8 - I Concentrate On You
9 - Baubles, Bangles And Beads
10 - Once I Loved


      Para falar desse disco é preciso falar de cada um por vez. Quem aqui nunca escutou a voz de Sinatra? Até os leigos já ouviram falar no nome dessa lenda. Sua voz característica, cadenciada e suave o tornou um fenômeno na década de quarenta, cinquenta e sessenta, colocando-o a par de grandes artistas como Elvis, por sua incrível influência no meio musical. Sem nenhum treinamento formal, desenvolveu um estilo altamente sofisticado para sua voz. Sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração e sua manipulação de frases o fez chegar bem mais longe que o usual dos cantores populares da época. Seu sotaque sensual e melodias com forte influência do jazz o consagrou, chegando a gravar com gigantes como Louis Armstrong, Count Basie, Duke Ellington e os lendários duetos com Ella Fitzgerald. Além da música, Sinatra atuou em mais de cinquenta filmes de 1941 até 1990. Possuiu seu próprio programa de TV e continuou sua carreira musical até 1995, contabilizando cinco décadas de trabalho artístico. Morreu em 98, aos 82 anos, possuindo duas marcações na Calçada da Fama, uma pela música e outra pela televisão. Resumindo: Um mito.



      O que falar sobre Antônio Carlos Jobim? Compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. Um dos maiores expoentes da música brasileira e é, em termos práticos, o criador da Bossa Nova. Unanimidade crítica em qualidade, composição, harmonia e sofisticação musical. Letrista incrível, fez ponte, utilizando fundamentos eruditos de caras como Radamés Gnattali e Villa-Lobos na década de setenta como discos épicos como Matita Perê e Urubu, ápices da sua união de compositor e letrista. Gravou com Elis Regina, Edu Lobo, Miúcha, Chico Buarque, João Gilberto, Sinatra e Vinicius de Moraes, com quem teve uma amizade fortíssima. Junto com Moraes gravou composições clássicas como "Garota de Ipanema", "Só Danço Samba" e "Ela é Carioca". Absorveu da grande poética de Vinicius um estilo singular que foi o estandarte para a consolidação da bossa nova como estilo único brasileiro. É até engraçado que, neste disco, a voz de Jobim lembra, em muito, a de Vinicius.

Os dois juntos. Em Ipanema, é claro


      A história desse disco começa do lado brazuca. Jobim estava famosão, extrapolando as linhas nacionais e influenciando (e muito) uma galera dos EUA e da Europa que ainda queriam voltar aos bons e velhos tempos das décadas de 40 e 50. Queriam o jazz e o swing de volta, porém reformulado. Então esticaram os ouvidos para o Brasil e encontraram alguns caras como Caetano, Rogério Duprat, Tom Zé e outros tropicalistas, porém grudaram mesmo ao som de Tom Jobim. A sofisticação de suas composições e harmonias chamaram a atenção e este recebeu um convite para gravar com Sinatra. As gravações duraram cerca de um mês (apesar de todas as músicas irem para uma versão em inglês) e saíram impecáveis. No mesmo período houveram inúmeras apresentações televisivas dos dois juntos com Claus Ogerman, autor de arranjos do disco. Em 1967 foi lançado o passo inicial de uma série de discos consagrados de Jobim, que foi seguido por Wave, no final da década de sessenta.

      Bem, vou parar de enrolar com essa aula de história. O disco é incrível, só isso. Arranjos em flauta, violão, piano e, claro, os clássicos violinos e cellos das músicas de Frank. Tudo incrível, uma mistura perfeita entre bossa nova e o jazz de Sinatra. Destaque para algumas faixas como "The Girl From Ipanema", abrindo o disco com mais do que chave de ouro, cantada também por Jobim (ou seria Vinicius? rs) e, em inglês, por Frank. Também "How Insensitive" é belíssima, em toda sua beleza e tristeza ela se faz uma faixa swingada, suave e sensual. Coloco aqui um trecho de uma apresentação ao vivo dos dois, também em 1969, começando pela incrível "Quiet Nights Of Quiet Stars", com umas partes faladas de Sinatra. A qualidade não tá muito boa mas é só uma amostra, rs.




      Eis um disco único, belo e suave. Algo para ouvir na enquanto balança na rede e vê o pôr-do-sol, rs. Postarei aqui outras coisas de Jobim e seu companheiro Vinicius e, te garanto, que dupla incrível os dois são, haha! Bom proveito!

Download 

Nenhum comentário:

Postar um comentário