domingo, 3 de outubro de 2010

Leonard Cohen - Songs of Leonard Cohen

Folk | Depressão | Compositor of doom

1 - Suzanne
2 - Master Song
3 - Winter Lady
4 - The Stranger Song
5 - Sisters of Mercy
6 - So Long, Marianne
7 - Hey, That's No Way to Say Goodbye
8 - Stories of the Street
9 - Teachers
10 - One of Us Cannot Be Wrong


      Aproveitando a linha do folk deixada aqui atrás por Cash, venho através deste apresentar-lhes Leonard Cohen (lê-se Bob Dylan + Dustin Hoffman). Na realidade, Cohen é um compositor incrivelmente conhecido pelas suas belíssimas letras, melodias suaves e pelo fato de estar há cinco décadas no meio musical. Estranhamente, passou a se dedicar à música somente após os 30 anos de idade, quando já era consagrado como autor de romances e livros de poesia. Hoje, com 76 anos, Leonard ainda faz concertos e é reconhecido mundialmente por, principalmente, seu primeiro disco: Songs of Leonard Cohen.

      Com quinze trabalhos de estúdio (alguns gravados ao vivo), suas músicas foram interpretadas ao longo dessas cinco décadas por uma pá de gente como Dylan, Jeff Buckley, Joan Baez, Nick Cave, U2, Ian McCulloch e até mesmo por Nina Simone. Em 2006, é lançado o aclamado documentário Leonard Cohen: I'm Your Man onde é interpretado pelo trilhista Rufus Wainwright e o líder dos Bad Seeds, Nick Cave. Em 1967, mesmo ano de lançamento deste disco aqui, ele participou do Newport Folk Festival, chamando a atenção de John Hammond que foi quem descobriu, entre outros, Bob Dylan e Billie Holiday. Este primeiro disco foi lançado no final do ano e, apesar do pouco reconhecimento musical que possuia, foi recebido com excelentes críticas. E com toda a razão de receber, pois é um puta disco.


      Em suma, a música de Cohen é uma coisa singela ao extremo. Sua carreira literária, que conta com mais de quinze obras, o influenciou bastante em suas composições. Não apenas como autor de romances, mas também como poeta, lançou seis livros (e inúmeras folhas avulsas de poesia) antes do lançamento de Songs of Leonard Cohen. Essa experiência com as palavras, unida à sua voz suave e à sua criatividade musical, Leonard compunha músicas não apenas harmônicas e ritmadas, mas também com um conteúdo poético incrivelmente denso e profissional, consagrando-se, assim, como letrista, compositor, cantor e instrumentista.

      Durante toda a sua carreira manteve-se ligado ao folk e nunca abandonou a estética acústica em suas apresentações (apesar da tecnologia mudar bastante em cinquenta anos). Essa permanência em suas raízes musicais também mostrou algo a favor em relação ao seu reconhecimento, pois mesmo após tantos anos, seu trabalho continua confiável como o visto neste disco aqui, em 1967. Apesar disso tudo, seu verdadeiro reconhecimento no espaço musical só veio na década de oitenta, com o lançamento de "Hallelujah" no disco Various Positions, em 1984, que foi regravada por dezenas de nomes consagrados, ficando realmente conhecida na voz de Jeff Buckley.


      Este é um dos discos mais lindos e melancólicos que já ouvi. Singelo, belo, suave e tocante. Com letras incrivelmente instrospectivas e emocionais, Cohen toca cada um através de coros de vozes, um dedilhado rítmico em seu violão e sua voz cadenciada que vai ditando suas incríveis palavras sem esforço no ouvido de cada um. Fazendo o uso de uma quantidade pequena de recursos, Songs of Leonard Cohen é marcado pela onipresença do violão e da voz de Cohen. Atrás disto, as vozes em coros, os instrumentos de corda, de sopro, metais e, às vezes, uma guitarra elétrica, contribuem para o minimalismo desta obra, dando o toque certo na hora certa e a medida correta do que se deve acrescentar à música para ela sair com uma beleza única.

      Todas as faixas são lindas em sua singularidade. Todas são belas e fazem deste disco um trabalho completo, sem aquelas faixas que diferem da imagem dele e fogem totalmente da proposta mostrada. De certa forma é único, porém tem suas músicas que merecem o devido destaque como, por exemplo, abrindo o disco, "Suzanne" mostra o que você ouvirá durante os próximos 41 minutos: Harmonia, vozes suaves e uma letra que eu vejo como "linda de matar". "Master Song" são seis minutos de pura beleza, uma melodia com violão, contra-baixo, guitarra, teclado e piano. Fica também "Hey, That's No Way to Say Goodbye", que lembra bastante a primeira faixa, mas sua composição é diferente (e com razão) e, pra quem entende inglês, vai se emocionar com a delicadeza desta música. Por último, destaco "One of Us Cannot Be Wrong", fechando o com chave de ouro. Só ouvindo mesmo pra entender do que falo.




      Agora, neste domingo, se está afim de fazer nada mais além de ouvir isto aqui, é só baixar e sair por aí com a suave voz de Leonard Cohen em cada um de seus ouvidos. Cuidado pra não ficar depressivo e suicida (se bem que é meio difícil) ao ouvir este disco e lembrar que amanhã terá que trabalhar novamente, haha! Bom proveito!


Leonard Cohen - Site Oficial
Leonard Cohen - Poesias e poemas traduzidos em português


Download

4 comentários:

  1. Obrigado! Continue acessando sempre! Vou até procurar postar mais vezes, hehe!

    ResponderExcluir
  2. mUITO obrigado, estava buscando há certo tempo para o meu tio, e vim conseguir encontrar no seu blog. Vou até me inscrever;

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por esse blog incrível e de muito bom gosto. Parabéns pelo belo acervo e pelo belo trabalho, ganhou um frequentador assíduo.

    ResponderExcluir