segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bardella - Passagem

Instrumental | Post Rock | Experimental | Para ouvir em dias chuvosos

1 - Liza
2 - Lujin
3 - O Jardim
4 - Deixai Entrar A Morte
5 - 21 de Agosto
6 - Precipitação, Tempestade


      Eu não devo ter o mínimo senso de direção. Ontem postei bossa nova. Hoje posto algo totalmente diferente. Não tô com um sentido em mente nem uma progressão de coisas pra escrever aqui. Primeiramente porque não faz sentido seguir a mesma linha e, em segundo lugar, porque meu humor musical varia tanto quanto eu troco de roupa. E, antes de escrever qualquer coisa sobre essa banda, vou abrir espaço para um questionamento aqui: Existe música de QUALIDADE no nosso país?

      Você, caro ignóbil, que respondeu um não à pergunta, merece estudar mais um pouco sobre isso. Tudo que é divulgado, que fica famoso e que toca no "Jovem Pan" não passa, afirmo, de lixo comercial. Ninguém ali quer música. Querem dinheiro. Isso mesmo, meu jovem, você está ouvindo DINHEIRO. Cada mente lavada, cada gota de cultura escorrendo desse pano frágil que a mídia torce todo dia, cada novo agregado do exército de mentes vazias que nasce, é mais peso nos bolsos e mais algarismos nas contas correntes dos grandes magnatas da mídia. Fico indignado porque nunca vi um ser humano com um daqueles sons de carro tocando algo que preste. O dia que eu der de cara com um sujeito desses, vou apertar sua mão e nomeá-lo como herói nacional. É incrível como a maioria da sociedade é manipulada de um modo tão sutil e suave (em certos âmbitos) que continuam a viver suas vidas sem que nada tenha acontecido enquanto suas mentes são drenadas para um único objetivo: pagarem impostos e consumir o desnecessário. Inclusive música.

  Me pergunto todo dia: que merda é essa?

      Acho que todo mundo já está careca de saber das modinhas e etc e designações e etc e de classificações e etc. Disso até minha mãe sabe. Porém ainda tem gente que reclama do nosso país no âmbito musical. Meu caro colega, se você soubesse da absurda quantidade de bandas independentes, originais e que estão aí querendo mudar esse cenário que dá dinheiro, você ficaria com vergonha de afirmar que Amarante foi o maior compositor que já nasceu aqui e que as bandas que prestam já acabaram. O maior problema é que ninguem pouquíssimas pessoas se importam na divulgação de música de qualidade, original e com sentido. É muito mais fácil vender dinheiro do que vender cultura, então "vamos deixar de lado os projetos independentes e vamos vender as coisas digeríveis e de baixo calão". Sim! É simples demais, não? Tudo tem seu lado bom e ruim. Me entristeço ao ver essa absurda realidade musical que é divulgada, porém agradeço todo santo dia pela capacidade que tive de reogarnizar as coisas e fugir desses padrões que saem da TV, rádio e celular de favelado no ônibus. Então, pensei: Já que obtive essa capacidade, por quê não passá-la para frente?

      Não menosprezando você, caro leitor, pois sei que a maioria das pessoas que acessam o blog tem uma vasta noção e conhecimento sobre música, porém escrevo aqui para os que não tem isto. Não digo que entendo de música. Perguntei pra minha namorada ontem qual era a definição pra "indie" porque eu realmente não sabia. Não gosto de classificar, nomear e criticar, mas tudo tem seu limite e abusar da paciência de quem quer mudar algo é como dar tiro no pé de anão. Não sou crítico e nem pretendo ser, porém a música continua sendo a minha maior fonte de prazer e pretendo até viver disso no futuro. Apenas amo a música. Então, a partir de hoje, postarei aqui uma quantidade pesada de artistas brazucas, quase desconhecidos, mas que possuem um som tão belo que deveriam ser reconhecido por todo o mundo.

-

      Então, findo este protesto, vou dedicar as próximas linhas a este belíssima disco que coloco aqui. Baderlla é um projeto formado em 2008, em Cabo Frio, pela dupla Gabriel Novaes, na escaleta, e Guilherme Mello, guitarra. Exatamente isto, meu colega: Guitarra e escaleta. Mais nada. Minimalismo puro. Achei-os através de uma profunda busca nos confins do post rock nacional, indo a partir de caras como Blanched e Pequeno Céu (postado por mim aqui), e me surpreendi bastante. Composições singelas, simples, belíssimas e melódicas. A banda tem pouco mais de dois anos de carreira e, até agora, possuem apenas 388 ouvintes no Last.fm.


      Achei muito pouco sobre o projeto dos caras, nada mais de que o disco fora gravado em 2009 através da web-label sinewave (que, por acaso, é um site realmente incrível!) e faz parte de um conjunto de bandas independentes que, através do experimentalismo, buscam uma renovação musical pela divulgação na internet, tanto é que todos os trabalhos feitos através do sinewave são disponibilizados para downloads gratuitos. Realmente incrível, não?

      Ao disco, não posso falar muita coisa. Só faltava o barulho de chuva, um café quente e alguém para ser lembrado, que a melancolia desce e faz com que Passagem seja muito mais do que um disco, mas, sim, uma experiência. Seis faixas absurdamente singelas, simples e lindas. Tentarei falar um pouco de cada uma. "Liza" são dois minutos de amor, os acordes na guitarra reverberam aos poucos, dando um ritmo um tanto suave enquanto a melódica escaleta vai, aos sopros, levantando um poeira no fundo de cada um. Nostálgico, diria eu. "Lujin" é mais instrospectiva, densa, a guitarra leva mais a melodia e, com sobreposições, enche o ambiente com formações profundas ao mesmo tempo que o característico timbre do 'tecladinho' vai guiando a melodia. A terceira faixa, "O Jardim", fica como preferida. Suave e única. Apenas isto. O troféu de densidade vai para "Deixai Entrar A Morte", que mais parece um hino de tristeza do que uma música. De tão nostálgica, "21 de Agosto" te dará saudades desse dia (apesar de você nem conseguir lembrar o que almoçou ontem, rs.) Fechando o disco com "Precipitação, Tempestade", Bardella mostra, em quase sete minutos, uma das composições mais mínimas que já ouvi. Fica assim.


      Um disco belíssimo, resumo. Com apenas 24mb você confere um áudio impecável e composições altamente originais dessa dupla. Ao ouvir você vai entender o por quê do "Para ouvir em dias chuvosos", haha! Como o disco é bem levinho, colocarei apenas o myspace para futuras consultas. Deixei o link oficial do sinewave para baixar porque é de graça, fácil e os caras ainda descolam uns centavos com cada download (também deve ser o único link que existe, porque vai ser desconhecido lá na). É só clicar alí embaixo no link do sinewave e em "download", do lado da capa do disco que vai aparecer! Aproveite! Lembrando que nosso maldito querido Tito está se fodendo se divertindo no SWU lá em São Paulo, logo quem vai encher as páginas disso aqui nessa semana serei eu.

Download - sinewave

Myspace - Bardella

Um comentário:

  1. Cara, parece que fui eu que escrevi esse post, diz muito do que eu digo no dia-a-dia, aliás o blog todo é ótimo, achei ele meio que por acaso e baixei o RGBDVD da banda Toe, e fiquei surpreso com a qualidade.
    Essa banda também é ótima, continue postando mais bandas independentes, e mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir