quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Este Silêncio - Ouroboros

Post Rock | Ambiente | Experimental | Brasileiro

1 - Genesis
2 - People Who Fall In Love With Each Other Rarely Stay Together
3 - Vida Futura, Nós Te Criaremos...
4 - Milagre
5 - Ouroboros
6 - Different Pain of Men
7 - Distance
8 - In the Image of God He Created Him
9 - Gather Ye Rosebuds While Ye May
10 - The Cross and the Silence
11 - Let No Handle Made From You Enter Into Anything Made From Me, and I Shall Be Powerless to Injure You


      Para esclarecer: Essa não é a capa do disco. "Daniel, mas por que você colocou outra imagem senão a capa do disco?". Simplesmente porque não achei a capa em um tamanho mínimo pra colocar aqui. É tão desconhecido que nem o google achou a porra de uma imagem. Então coloquei a imagem de trás do disco mais pela coisa estética mesmo, assim como farei com o encarte e etc, porque o trabalho gráfico dos dois compactos são bem parecidos.

      Mas, bora lá! Curtiram o Bardella? Lindo, não? Simples e belíssimo como deveria ser. Como se diz: se melhorar estraga. Eis que venho aqui com mais um inestimável trabalho musical chamado Este Silêncio. O projeto é totalmente pessoal de um sujeito chamado André "Anti" Ross, que é o baixista das bandas Gray Strawberries e S.O.M.A., fazendo parte e atuando no meio musical com mais uma dezena de caras que buscam essa dita renovação musical que (rezemos, oh deus!) virá. Estou postando esse disco, por basicamente duas coisas: a criatividade e, em suma, por uma música.

encarte


      Quando ainda estava procurando por bandas interessantes para conhecer, me deparei com o nome do André Anti várias vezes e fiquei meio intrigado. Então descobri que ele é o principal compositor e arranjador do Gray Strawberries, que é uma banda relativamente conhecida no meio da música independente (principalmente sob a influência do post rock) devido que, quando seu primeiro disco saiu foi extremamente bem recebido pela crítica, apesar da precocidade do grupo: o integrante mais velho possuía 22 anos e o mais novo, 17. Este projeto, com forte influência do shoegaze, teve a saída de Anti em 2008 devido a prioridade que deu a suas outras aspirações: S.O.M.A. e Este Silêncio.

      S.O.M.A. foi fundada no final de 2007 por um grupo de amigos e foi seguindo. Com fortes influências de God Is An Astrounaut, Explosions in the Sky, Mogwai e GYBE. Porém isso é papo pra outra hora, rs. O importante mesmo fica aqui: Este Silêncio teve seu primeiro disco em 2008, com um álbum homônimo que me surpreendeu bastante por ser algo feito por apenas um homem. No ano passado foi lançado Ouroboros. Um disco que, como o primeiro, mescla de uma forma única a música erudita com o moderno, uma junção que não poderia dar errado. Inegavelmente, eu me apaixonei pelo disco. Ou melhor, me apaixonei por uma música.


      Você dá play, começa "Gênesis". Vozes saem e você se imagina numa igreja. É apenas um apêndice para o que está vindo. Com um dos mais belos nomes possíveis, a segunda faixa, "People Who Fall In Love With Each Other Rarely Stay Together", dá seu piano, bateria, guitarra, violinos e violoncelos, varrendo o chão, preparando o terreno e abrindo as cortinas para uma das músicas mais incríveis, tocantes e belas que ouvi em toda minha vida. Rapaz, quando ouvi isso me veio aquele sentimento de: COMO NUNCA ESCUTEI ISSO ANTES?? Fiquei quase revoltado por não ter conhecido anteriormente, porém vamos aprendendo a buscar as coisas com o tempo, nos acostumamos e, depois de pensar, conseguimos até entender que se tivéssemos ouvido tal melodia antes, poderíamos não ter entendido o sentido. Então, não venha me questionar se eu apertei o botão de "overrated", porque o que é bom para você pode não ser para mim, mas tudo bem, nós aprendemos.

      O que acontece quando coloca uma melodia incrível, habitada por violinos, cellos e piano, num ritmo calmo, suave, e uma voz cansada sussurando um poema de Carlos Drummond de Andrade? "Vida Futura, Nós Te Criaremos..." é uma experiência única. Pode ter sido apenas comigo, mas é uma criação próxima da perfeição musical. Bem próxima. Não dá nem pra falar nisso. Talvez tenha sido aquela coisa que só vem pra nós em uma época certa da vida e ilumina algo que precisava de uma luz de razão no momento de maior desespero. Paro por aqui. Não obstante, continuo colocando medalha para "Milagre", que, se não fosse dividida pelo nome e pela duração, mesclaria de uma forma sublime com a faixa anterior. De beleza descomunal e única, toca o fundo do poço e preenche o vazio entre os vazios.

André Anti, primeiro da esquerda pra direita.


      
Esta temática da poesia de Drummond é explorada em todos os trabalhos dele, sendo a obra Mundo Grande, tem um trecho no primeiro disco, é bem definida neste e é comentada no terceiro. Mas fiquemos com esta. Bem, o download fica aí embaixo para vocês e, digo: é poesia em música, então ouça o som, ouça a letra e sinta a coisa, senão tudo perde sentido e isso vai acabar indo pro esquecimento na sua pasta, rs. Bom proveito!


Download - Link Direto

Myspace - Este Silêncio

5 comentários: