quarta-feira, 16 de junho de 2010

Jimmy Smith - Talkin' Verve Jimmy Smith: Roots Of Acid Jazz



Acid Jazz | Hammond Organ | Fusion Jazz

Tracklist:
1 - Blues for 3+1
2 - Ode to Billie Joe
3 - Organ Grinder's Swing
4 - Ape Woman
5 - (I Can't Get No) Satisfaction
6 - Funky Broadway
7 - Mellow Mood
8 - Burning Spear
9 - One Mint Julep
10 - Hobo Flats
11 - Groove Drops
12 - TNT
13 - Blues In The Night
14 - The Sermon

Bem, o que falar do Roots Of Acid Jazz?
Quando ouvi essa coletânea, por recomendação do Matheus, não tinha conhecido de onde tinha vindo o termo "Acid Jazz". O termo resume simplesmente duas coisas: O orgão Hammond e o swing de, pelo menos que eu me lembre, algo mais aprimorado de Coltrane ou Charles Mingus.
Os arranjos desse album se resumem à incrivel habilidade de Jimmy Smith em lidar com composições que se mostram extremamente agradaveis (e complexas!) e que tornam um prazer ouvir cada faixa dele.
Algumas músicas marcam mais que outras, é claro. É fato que o uso do orgão Hammond durante toda a execução deixa a obra meio "monótona", mas não deixa de ser um som inacreditavelmente agradável que se reune com o arranjo do belo conjunto montado por Smith.
"Hobo Flats", que tem arranjos de gaita ou "(I Can Get No) Satisfaction", com murmúrios vocais marcantes, fazem com que o album se revigore. Inclusive com a faixa que abre a coletânea, "Blues for 3+1", que tem baixo, bateria e bongôs bem definidos, mostram a competência do trabalho de Jimmy Smith.
Então tá ai um bom album pra se ouvir num domingo de tarde e deixar o som do Hammond ecoar nos ouvidos.

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário