quarta-feira, 30 de junho de 2010

Detektivbyrån - e18

Instrumental | Experimental | Swedish | Circus

1 - E18
2 - Hemvägen
3 - Nattöppet
4 - Monster
5 - Dansbanan
6 - Granmon
7 - Vänerhavet
8 - Lyckans Undulat
9 - Hem Ljuva Hem
10 - Home Sweet Home
11 - Laka-Koffa


       Uma amiga me apresentou o trabalho deles acho que no final do ano passado. Detektivbyrån é uma das coisas mais complexas e geniais que ouvi. Um trio sueco muito, mas muito bem feito. Eles tem o som praticamente idêntico ao dos albuns de estúdio quando tocam ao vivo.

       O grupo formado por bateria, acordeon, xilofone, sintetizadores, vibrafone e um instrumento bem curioso, o glockenspiel, uma variação do xilofone misturado com o vibrafone. A junção desses instrumentos mais a capacidade e criatividade musical desses suecos deu origem ao Detektivbyrån.



Mal dá pra acreditar que são apenas três caras, não?

       O album, que abre com a faixa homonima ao cd, tem uma densidade incrível. A junção do estilo circense, inovador e tipicamente sueco introduzido no disco, faz com que cada faixa seja uma experiência diferente e inusitada a se presenciar. Eu que conheci a banda pelo outro album, o Wermland, consegui ver que o e18 tem ma profundidade diferente. Sendo o ultimo trabalho deles até hoje, Detektivbyrån conseguiu reunir seu projeto em um grande album, mostrando que a música não precisa de guitarras, vocais gritados e muito menos de instrumentos que, para nós, parecem ser essenciais para uma banda.

       De minha preferência, ficam faixas como "Hemvägen", bem circense no acordeon de começo e após uma pequena eufolia entre os músicos, volta para uma densidade maior, tocada apenas pelo vibrafone. "Monster" e "Granmon" são minhas preferidas. Piano e vibrafone se mesclam em uma melodia única, altamente característica do Detektivbyrån. Realmente algo único e surpreendente a cada nota.Algumas outras como "Home Sweet Home", tocada apenas no glockenspiel, são ótimas tambem. Interessante que essa música se une com a última, "Laka-Koffa", um efeito tipicamente de bandas de rock experimental como Dear Hunter.

Bem, espero que gostem e bom proveito.

Download - 52MB

6 comentários:

  1. conheci hj pela radioparadise.com e gostei muito tb.

    ResponderExcluir
  2. Hello There. I found your blog using msn.
    This is a really well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful info.
    Thanks for the post. I'll definitely comeback.

    Feel free to surf to my blog post ... http://toyotawiki.robmedia.de/

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal. Quase 10 anos depois da postagem eis que tenho conhecimento desta grata surpresa. Daniel OIivetro, grato pela apresentação da banda e suas observações muito pertinentes: 3 indivíduos, poucos instrumentos, mas que som fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz... comigo também. Conheci essa banda neste ano de 2020, em um momento muito especial. Que nunca mais voltará a se repetir.
      Abraço.

      Excluir
    2. Ah... e trago algumas novidades do futuro, rsrsrs
      O Detektivbyrån acabou. Seus membros se separam.
      Um deles montou um excelente projeto chamado "Wintergatan".
      Que segue uma pegada parecida, porém mais pessoal. Dois de seus membros, Martin Molin e Marcus Sjöberg, são ex-Detektivbyrån. Martin ficou famoso alguns anos atrás na internet com a famosa Marble Machine. Na qual ele continua trabalhando e aprimorando até hoje.

      Excluir
  4. que massa, conheci eles já tem bastante tempo, por escutar algo peculiar ao som deles me vem a lembrança o som deles, procurei o album pra download e cai aqui, maravilha

    ResponderExcluir