terça-feira, 31 de agosto de 2010

And So I Watch You From Afar - And So I Watch You From Afar

Experimental | Instrumental | Math Rock | Post Rock

1 - Set Guitars to Kill
2 - A Little Bit of Solidarity Goes a Long Way
3 - Clench Fists, Grit Teeth... Go!
4 - I Capture Castles
5 - Start a Band
6 - Tip of the Hat, Punch in the Face
7 - If it Ain't Broke... Break it
8 - These Riots are Just the Beginning
9 - Don't Waste Time Doing Things You Hate
10 - The Voiceless
11 - Eat the City, Eat it Whole

      A uns meses tive um surto de necessidade de ouvir instrumental apenas. Mais especificamente coisas relacionadas ao dito post rock. Fui começando tudo pelas poucas coisas que conhecia como Explosions, que postei aqui, GY!BM, Caspian... Etc. Acabou que conheci uma pá de bandas bem maneiras e outras que não tinham tanto "brilho". O único problema em querer bandas novas de post rock instrumental é que grande parte tem relações musicais muito próximas uma das outras. Muito íntimas. Tão parecidas que dá até pra contar no dedo as que são essencialmente diferentes.

      Aí me compliquei. Eram mais ou menos umas setenta bandas nessa altura do campeonato e eu já estava desistindo. Foi aí que, por sorte, encontrei uns caras chamados If These Trees Could Talk e fiquei fascinado. Realmente apaixonado pelo som deles (que ainda postarei aqui) simplesmente pelo fato de terem alguns pontos diferentes em relação a outras bandas desse ramo. Por inferência (lê-se cagada), consegui achar essa banda aqui. Aí sim, fiquei satisfeito.


      A parada me deixou tão alucinado que em no dia devo ter ouvido o álbum umas cinco, seis vezes, sendo que as músicas tem todas em torno de seis minutos. Um som incrivelmente único e do mesmo jeito incrível, que conseguiu unir basicamente o melhor do post rock de If These Trees Could Talk com o math rock de Adebisi Shank. Eu já imagino o quão difícil montar uma banda de instrumental que seja boa. Agora, fazer post rock instrumental, misturar vertentes do math rock em peso e ter só quatro caras na banda... Aí sim, é quase impossível.

      O ótimo trabalho feito nesse disco é evidenciado da melhor maneira possível. Seja em questão dos arranjos, produção ou qualidade do áudio (que por visto, trás o empecilho do álbum pesar de 100 a 200mb) ele é impecável. Sem contar a genialidade da composição das músicas e, inclusive, do nome delas. Se tivesse que selecionar um disco com os melhores nomes de música, esse estaria no podium com toda a certeza.

Feeling, man... Feeling.

      O disco possui onze faixas incríveis que a cada hora te levam a ambientes diferentes. O diferencial de And So I Watch You From Afar pra outras bandas do gênero é a animação, digamos. O som é pesado às vezes e, em outras, totalmente suave. Mas não é apenas isso, a questão não se passa apenas por fazer um instrumental diferente, mas também nos shows dos caras. Normalmente em shows de post rock o pessoal fica quieto só balançando para os lados (inclusive a banda). Esqueça isso ao ouvir esse disco.

      Citarei algumas faixas. "Set Guitars to Kill" é violenta assim como o nome já diz. Abrindo o álbum com força já dá uma amostra do que está para tocar. Incrível e perturbadora, mas apenas um começo. Uma das minhas favoritas é "A Little Bit of Solidarity Goes a Long Way", que acho que fica por si só apenas escutando.



      Outros merecidos troféis ficam com "I Capture Castles", minha predileta "These Riots are Just the Beginning" e a surpreendente "Don't Waste Time Doing Things You Hate", que além de possuir um dos títulos mais simples e incríveis de todos, possui samples de sintetizadores e arranjos em voz impecáveis. E, quase finalizando, fica a belíssima "The Voiceless", que é simplesmente uma das mais lindas músicas que já ouvi, se aproximando muito do som de Explosions In The Sky, mas tendo todo o sigul que And So I Watch You From Afar possui. Bem, mas deixemos pra lá. Esse é um trabalho que não deveria faltar aqui, indispensável para quem quer se aprofundar numa musicalidade mais complexa ou simplesmente ouvir algo novo e dar uma sacudida.

Esse aqui merece nota 9.5!! Bom proveito!

Download - 123MB

Myspace - And So I Watch You From Afar

2 comentários:

  1. Muito bom, primeira banda de post-rock que ouvi. A proposito. O link do Mediafire ta quebrado.

    ResponderExcluir
  2. Também foi uma das primeiras que ouvi. É meio complexo de começo mas depois a gente acostuma e começa a gostar mais. Obrigado por avisar pelo link, vamos reupar! Abração!

    ResponderExcluir