terça-feira, 17 de agosto de 2010

Explosions In The Sky - The Earth Is Not A Cold Dead Place

Post Rock | Instrumental | Ambient

1 - First Breath After Coma
2 - The Only Moment We Were Alone
3 - Six Days At The Bottom Of The Ocean
4 - Memorial
5 - Your Hand In Mine

      Se eu tivesse que separar uma lista de dez bandas que você não pode morrer sem escutar, essa não deixaria de estar lá. Explosions In The Sky é uma banda formada há onze anos, no Texas, por quatro caras que são, no mínimo, gênios. Vieram trilhando o caminho árduo do que hoje vemos como a febre que se tornou o post rock, trazendo consigo coisas inéditas que no começo da década não eram nada comuns. A extinção do grunge aconteceu e as ditas bandas indies começaram a se espalhar por tudo quanto é canto. No meio desse cenário esses caras foram pra frente nos empurrões e conseguiram se tornar uma banda conceituada e de excelentíssima qualidade frente a tantas outras coisas.

      The Earth Is Not A Cold Dead Place foi um dos primeiros álbuns que me fascinaram e fizeram de mim um adorador de música instrumental, e mesmo depois de tanto tempo ele continua sendo de toda forma um trabalho especial para cada pessoal que o ouve. Totalmente instrumental, os quatro integrantes transformaram cordas em máquinas e melodias em sentimentos, tornando a música um tanto densa e pesarosa. A grande gama de efeitos utilizados faz de cada faixa uma experiência nova, passando da calmaria pra tempestade em questão de segundos e te levando cada vez mais pra dentro da atmosfera desse cd. Com cinco faixas, numa média de nove minutos por música, The Earth Is Not A Cold Dead Place consegue te deixar sorrindo abobadamente uma hora e, em outra, recaído em pensamentos.


      As faixas não tem esses nomes aleatoriamente. Cada uma é apenas um título para o texto que você irá ouvir. Abrindo com "First Breath After Coma", suave como todo o cd, os arranjos instrumentais aparecem impecáveis durante toda a música (e o álbum todo), mas considero essa música apenas como uma prévia do que realmente vem. Terminando de um jeito destruidor, a faixa segue sem fim até se emendar com "The Only Moment We Were Alone", que vai abaixando gradativamente até o bumbo ficar repetitivo na sua cabeça e entrar a melodia que durante toda a música, é como uma montanha russa: A calmaria da subida e a queda devastadora da descida. Igualmente impecável (e minha favorita) entra "Six Days At The Bottom Of The Ocean", possuindo uma mudança incrível na metade dela, passando pra outro ambiente onde apenas "Memorial" consegue definir. Pense nesse cd como uma peça de teatro. Cada hora ela possui um tema diferente assim como dito no título das músicas, mas todas se relacionam e desbotam para um sentido final que é concluído apenas na última faixa, "Your Hand In Mine".



      Enfim, considero esse álbum não apenas como um disco, mas uma obra de arte a ser vista com todo o cuidado. Indispensável para quem quer conhecer mais do post rock e do instrumental, mas também igualmente indispensável para quem quer simplesmente se sentir bem (ou mal) por ouvir música. Bom proveito!

Download - 66MB

2 comentários:

  1. muito bacana esse álbum. há uma temática, ou mesmo uma uniformidade entre as músicas q aumentam sua densidade. muito belo.
    o///

    ResponderExcluir