quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Junior Kimbrough - Sad Days, Lonely Nights

Junior Kimbrough | Blues | Blues Rock | Feeling | Tiozão | Parece meu vizinho

  1. Sad Days Lonely Nights
  2. Lonesome In My Home
  3. Lord, Have Mercy On Me
  4. Crawling King Snake
  5. My Mind Is Rambling
  6. Leaving In The Morning
  7. Old Black Mattie
  8. I'm In Love
  9. Pull Your Clothes Off
  10. I'm Gonna Have to Leave here
  11. Sad Days Lonely Nights

A Taverna voltou! E eu também! Não foi só o Daniel. Passamos por momentos apertados, que nos fizeram abrir mão do blog por um tempo, MAS, agora, que estamos em momentos MAIS APERTANDOS AINDA resolvemos voltar! Sim, eu trabalho e estudo e ele também. Mas vamos dar um jeito de encaixar pelo menos uma postagem por semana pra poder disseminar nosso gosto musical via web. NESSES TEMPOS difíceis, onde SOPA, não é de comer e PIPA não é de empinar, temos que tomar cuidado com os links que postamos e com links defeituosos então qualquer problema que der, não se preocupe que a gente dá um jeito (ou não). O importante é que tamo e vamo postar CDs legais pra ouvir.

Eu vou começar com esse do Junior Kimbrough, que me é de muito agrado, e vai ser de bom agrado pra quem é fã de um bom blues. Vou contar sobre o cara: David "Junior" Kimbrough nasceu em Hudsonville, Mississipi em 1930, e viveu sua vida toda no norte do estado. Gravou com o selo Fat Possum, que era conhecido por ser o mesmo do R.L. Burnside, que é mais famosinho que ele. Eles até gravaram algumas coisas juntas. Ele gravou algumas coisas em 1966 mas num deu muito certo, então ele deixou pra lá. Viu que num era pra ele. MAS AI em 1992, a Fat Possum puxou ele pra perto e gravou cerca de 6 discos com ele, até 1998, quando ele morreu de ataque cardíaco aos 67 anos.

Junior, em 92, junto com os discos, ele abriu um bar de blues na cidade de Chulahome, Mississipi e tocava lá sempre, o que atraía gente do mundo inteiro. Keith Richards, Iggy Pop, ie os caras do U2 são alguns que foram até o bar pra conferir o Junior tocar. Depois da morte dele, os filhos dele até continuaram a manter o bar, mas em 2000, o bar pegou um fogo violento e deixou de existir.

Mas agora, pra descrever o som do cara é assim: São músicas, de pegadas blues repetitivas, que sempre seguem riffs marcantes de guitarra e muito feeling na voz de um blueseiro velho. Lembrando que nesse disco ele tinha 63 anos. Mas é LINDO. O som é bem hipnótico, e os riffs que usam batidas curtas e sincopações entre notas graves e agudas, fazem o som dele único.

Cê vê esse cara na rua, nem acredita que é um blues man. Parece meu vizinho.

O disco que eu escolhi foi o Sad Days, Lonely Nights, por quê tem minha música preferida dele: "Lord, Have Mercy On Me", que é um massacrante blues de 9 minutos de existência implorável por misericórdia. Nesse CD tem duas versões da música "Sad Days Lonely Nights" pra ressaltar que os dias são tristes e as noites são solitárias. O que vai muito bem com as músicas dele. Agora imagina ir no "Junior's Place" e ver o cara destrinchar aquela guitarra velha, tirando o som impossível do possível, fazendo o suor descer mais rápido que a batida da caixa, enquanto os urros de dor e misericórdia, passam diante do bar escuro, e você só ele naquela luz de palco.
Dá vontade de dançar. Dá vontade de gritar. Dá vontade de tocar. Isso é Junior Kimbrough.


Uma banda que tá em alta hoje em dia, se declara os maiores fãs de Junior. Este são THE BLACK KEYS. Banda que eu particularmente amo. Eles são tão fãs do cara, que eles gravaram um EP em homenagem ao Junior, só com músicas dele, em versão garage blues rock. QUE É LINDO TBM. Até a viúva do Junior gostou do EP do Black Keys. Ela fala que eles dois são os únicos que conseguem tocar com emoção igual a que o Junior tocava. Coisa linda de deus.

Download

10 comentários:

  1. Checando a Taverna todos os dias em busca de algo novo.... tomara que não tenha sido abandonada de novo!

    ResponderExcluir
  2. putz... só fui ver hoje que vocês voltaram, tenta não abandonar ela de novo heheheheheh

    ResponderExcluir
  3. Yup. É o fim. De novo. Que pena.

    ResponderExcluir
  4. Dolivreto cadê as musica Brow ???

    ResponderExcluir
  5. Retorno aqui apenas para encontrar copos empoeirados e mesas vazios... É a taverna do silêncio.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, os copos vazios se dão à minha mudança geográfica. Em breve volto com a Taverna.

    ResponderExcluir
  7. Volte sim amigo. Meus ouvidos clamam por música boa.
    abraço!

    ResponderExcluir