Afrobeat | Funk | Jazz | Fucking Fela Kuti
1 - Coffin For Head Of State
Bom dia Taverneiros! Como vão vocês? Esse disco que vou resenhar contem apenas uma música. Ouçam ela na íntegra nesse vídeo:
Ando meio sumido por aqui e o motivo para tal é porque comecei a trabalhar em uma imobiliária aqui do lado de casa e estou sem tempo PRA NADA. Pra falar a verdade, estou resenhando esse disco daqui do escritório. É sábado, dez e meia da manhã. Punk! Nesse meio tempo o Tito voltou (finalmente!) e apareceu postando aquela paulera de Fela Kuti & Ginger Baker. Obviamente ele me contagiou com a onda. Desde que ele voltou da Europa a gente anda fritando nos afrobeats e procurando (sem sucesso) alguém pra tocar um sax barítono na nossa banda de funk, HAHA.
Aproveitando a onda do Fela Kuti, estou aqui hoje pra fazer uma pequena resenha sobre essa belíssima música chamada COFFIN FOR HEAD OF STATE, que possui uma história curiosa e, infelizmente, trágica. Como o Tito já disse, Fela foi uma pessoa muito ativa nas questões políticas e sociais da Nigéria. Em 77 ele lançou, junto com o Afrika 70, o sucesso Zombie, que foi um soco no peito dos soldados nigerianos que, por suas práticas cruéis e sem piedade, eram chamados por esse nome pela própria população nigeriana.
A revolta dos militares foi tamanha que eles começaram um ataque contra a República Kalakuta, que era uma comuna, com estúdio e casa para todos que eram conectados com a banda e que, após um tempo, tornou-se independente do estado da Nigéria. Fela foi atacado pelos militares e a mãe dele foi defenestrada atirada pela janela e faleceu. Queimaram a República Kalakuta, junto com o estúdio, todos os instrumentos e gravações originais. Fela ficou, obviamente, desolado. A resposta dele para o governo foi gravar essa música e levar o caixão da sua mãe para o quartel em Lagos, aonde estavam os responsáveis pela ordem de destruir a República Kalakuta. Fela entregou o caixão da sua mãe com o disco em cima.
É realmente uma música incrível. Maravilhosa. São 22 minutos de um instrumental angelical. A linha do baixo é perfeita. O Tito trouxe o disco direto lá de Paris, de uma loja chamada Crocodisc, que tinha uma coleção inestimável de álbuns de funk. O primeiro lado é apenas instrumental, com inúmeros solos de sax e trompete. O segundo lado é outra vibe: é a mesma música, mas é o lado com voz. Te digo: que linda letra Fela compôs. Tocante, suave e muito bem orquestrada, apresentando as críticas, de uma bela maneira, que ele tem contra as pessoas que assassinaram sua mãe:
So I waka waka waka
I go many places
I go government places
I see see see
All the bad bad bad things
Them they do do do
Them steal all the money
Them kill many students
Them burn many houses
Them burn my house too
Them kill my mama
So I carry the coffin
I waka waka waka
A DMCA removeu esse post meu três vezes consecutivas por causa dos malditos direitos autorais. Acho imbecil uma atitude dessa levando em conta que é uma postagem sobre Fela Kuti, um artista nigeriano da década de 70 e que nem vivo está mais. Infelizmente não poderei deixar o link para download, mas como tem o vídeo com o disco inteiro lá em cima, espero que vocês ouçam e compreendam a situação. Obrigado :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário