1 - E18
2 - Hemvägen
3 - Nattöppet
4 - Monster
5 - Dansbanan
6 - Granmon
7 - Vänerhavet
8 - Lyckans Undulat
9 - Hem Ljuva Hem
10 - Home Sweet Home
11 - Laka-Koffa
Uma amiga me apresentou o trabalho deles acho que no final do ano passado. Detektivbyrån é uma das coisas mais complexas e geniais que ouvi. Um trio sueco muito, mas muito bem feito. Eles tem o som praticamente idêntico ao dos albuns de estúdio quando tocam ao vivo.
O grupo formado por bateria, acordeon, xilofone, sintetizadores, vibrafone e um instrumento bem curioso, o glockenspiel, uma variação do xilofone misturado com o vibrafone. A junção desses instrumentos mais a capacidade e criatividade musical desses suecos deu origem ao Detektivbyrån.
Mal dá pra acreditar que são apenas três caras, não?
O album, que abre com a faixa homonima ao cd, tem uma densidade incrível. A junção do estilo circense, inovador e tipicamente sueco introduzido no disco, faz com que cada faixa seja uma experiência diferente e inusitada a se presenciar. Eu que conheci a banda pelo outro album, o Wermland, consegui ver que o e18 tem ma profundidade diferente. Sendo o ultimo trabalho deles até hoje, Detektivbyrån conseguiu reunir seu projeto em um grande album, mostrando que a música não precisa de guitarras, vocais gritados e muito menos de instrumentos que, para nós, parecem ser essenciais para uma banda.
De minha preferência, ficam faixas como "Hemvägen", bem circense no acordeon de começo e após uma pequena eufolia entre os músicos, volta para uma densidade maior, tocada apenas pelo vibrafone. "Monster" e "Granmon" são minhas preferidas. Piano e vibrafone se mesclam em uma melodia única, altamente característica do Detektivbyrån. Realmente algo único e surpreendente a cada nota.Algumas outras como "Home Sweet Home", tocada apenas no glockenspiel, são ótimas tambem. Interessante que essa música se une com a última, "Laka-Koffa", um efeito tipicamente de bandas de rock experimental como Dear Hunter.
Bem, espero que gostem e bom proveito.
Download - 52MB